Publication
Cinema ao Vivo: Compor narrativas lineares através das interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performers
dc.contributor.author | Perfeito, A. | |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Mendes da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T10:10:34Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T10:10:34Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.date.updated | 2023-12-08T11:32:36Z | |
dc.description.abstract | No presente artigo discute-se o conceito de “cinema ao vivo”, — um subgénero da média-arte digital — através das ideias e das perspectivas de autores teóricos, desde a era do cinema mudo até à era da média-arte digital. Reflecte-se sobre questões relativas às narrativas e à interatividade, analisando quatro obras de cinema ao vivo: Super Everything, Massive Attack vs Adam Curtis, Moda Vestra e Safara — Sonho Lúcido 2020. Como forma de comparação, abordam-se as mesmas questões em três projetos artísticos de outros subgéneros da média-arte digital: Cadavre Exequis (filme interativo), Stephen Kloss (performance audiovisual), Hantrakul & Kaczmarek (música electrónica). A autora propõe desenvolver uma base teórica de referência, para compor narrativas lineares em espetáculos de cinema ao vivo, através de interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performers. O presente estudo apresenta os resultados intermédios de uma tese de doutoramento, com uma metodologia de investigação baseada em prática artística. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-3423563 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/20198 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Algarve | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Live Cinema | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.title | Cinema ao Vivo: Compor narrativas lineares através das interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performers | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 55 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 49 | pt_PT |
oaire.citation.title | ARTECH 2023: Digital Creation Processes - Proceedings of the 11th International Conference on Digital and Interactive Arts | pt_PT |
person.familyName | Caeiro Perfeito | |
person.familyName | Mendes da Silva | |
person.givenName | Ana de Jesus | |
person.givenName | Bruno | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=6MaUg6oAAAAJ&hl=en | |
person.identifier.ciencia-id | 7313-A684-FAD2 | |
person.identifier.ciencia-id | 4E1C-88E4-3670 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6717-4852 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3207-5667 | |
rcaap.cv.cienciaid | 7313-A684-FAD2 | Ana de Jesus Caeiro Perfeito | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 773eb423-6ae9-4ed2-aa4b-50d48a3ec5ff | |
relation.isAuthorOfPublication | 8f3fd331-c79e-451b-9350-f78bf58b8ab8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8f3fd331-c79e-451b-9350-f78bf58b8ab8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- FINAL ARTECH_2023_Book_of_Proceedings_II_Full_Papers_Web .pdf
- Size:
- 908.21 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.49 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: