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Construção da autonomia: a motricidade fina e as aprendizagens escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorCaixinha, Vera Alexandra da Silva
dc.date.accessioned2016-03-17T14:39:50Z
dc.date.available2016-03-17T14:39:50Z
dc.date.issued2016-01-26
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim de infância localizado na cidade de Olhão e que decorreu durante o período de 17 de novembro de 2014 a 13 de maio de 2015. Para dar resposta à questão de partida definimos uma metodologia que se baseia na abordagem de investigação de natureza qualitativa. Primeiramente, foi necessário conhecermos o grupo e ter uma visão das suas necessidades educativas. Uma vez que estávamos a desenvolver o nosso estudo com um grupo de finalistas e o mesmo revelava necessidades a nível da motricidade fina, sendo esta particularmente importante para a nova fase que se segue, e por isso desenvolvemos estratégias nesse sentido. Partindo das necessidades sentidas, as estratégias definidas tiveram como objetivo a promoção do desenvolvimento da autonomia, criando situações de responsabilidade por outrem, e promovendo, ainda, o desenvolvimento das habilidades motoras finas, tendo em vista a sua importância para as aprendizagens escolares futuras. Uma das atividades implementadas, e que se apresenta no presente relatório, decorreu em torno da introdução da boneca Maria, no grupo de crianças. A análise aos resultados do presente estudo permite concluir que as estratégias implementadas contribuíram para o desenvolvimento das crianças, destacando-se uma evolução bastante positiva nas atividades relacionadas com a motricidade fina. Os resultados mais significativos dizem respeito a “consegue vestir e despir a boneca”, em que apenas uma crianças ainda revela dificuldade, a “consegue calçar a boneca”, em que existe uma evolução de 15 crianças e a habilidade “ata os atacadores”, em que o dobro das crianças é capaz de realizar essa habilidade motora. Assinala-se ainda a importância do desenvolvimento da autonomia, possibilitando que a criança se torne um ser independente, capaz de realizar as suas tarefas do dia-a-dia, sendo que, para as aprendizagens escolares futuras é necessário o desenvolvimento das capacidades motoras, neste caso, a motricidade fina. O desenvolvimento destas capacidades será, assim, uma mais-valia ao longo de toda a sua formação, tendo em atenção as aprendizagens escolares em que a motricidade fina é imprescindível.pt_PT
dc.identifier.tid201374153
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7872
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectMotricidadept_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleConstrução da autonomia: a motricidade fina e as aprendizagens escolarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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