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Construção da autonomia: a motricidade fina e as aprendizagens escolares
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Caixinha, Vera Alexandra da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T14:39:50Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T14:39:50Z | |
dc.date.issued | 2016-01-26 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | O presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim de infância localizado na cidade de Olhão e que decorreu durante o período de 17 de novembro de 2014 a 13 de maio de 2015. Para dar resposta à questão de partida definimos uma metodologia que se baseia na abordagem de investigação de natureza qualitativa. Primeiramente, foi necessário conhecermos o grupo e ter uma visão das suas necessidades educativas. Uma vez que estávamos a desenvolver o nosso estudo com um grupo de finalistas e o mesmo revelava necessidades a nível da motricidade fina, sendo esta particularmente importante para a nova fase que se segue, e por isso desenvolvemos estratégias nesse sentido. Partindo das necessidades sentidas, as estratégias definidas tiveram como objetivo a promoção do desenvolvimento da autonomia, criando situações de responsabilidade por outrem, e promovendo, ainda, o desenvolvimento das habilidades motoras finas, tendo em vista a sua importância para as aprendizagens escolares futuras. Uma das atividades implementadas, e que se apresenta no presente relatório, decorreu em torno da introdução da boneca Maria, no grupo de crianças. A análise aos resultados do presente estudo permite concluir que as estratégias implementadas contribuíram para o desenvolvimento das crianças, destacando-se uma evolução bastante positiva nas atividades relacionadas com a motricidade fina. Os resultados mais significativos dizem respeito a “consegue vestir e despir a boneca”, em que apenas uma crianças ainda revela dificuldade, a “consegue calçar a boneca”, em que existe uma evolução de 15 crianças e a habilidade “ata os atacadores”, em que o dobro das crianças é capaz de realizar essa habilidade motora. Assinala-se ainda a importância do desenvolvimento da autonomia, possibilitando que a criança se torne um ser independente, capaz de realizar as suas tarefas do dia-a-dia, sendo que, para as aprendizagens escolares futuras é necessário o desenvolvimento das capacidades motoras, neste caso, a motricidade fina. O desenvolvimento destas capacidades será, assim, uma mais-valia ao longo de toda a sua formação, tendo em atenção as aprendizagens escolares em que a motricidade fina é imprescindível. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201374153 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7872 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Motricidade | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Construção da autonomia: a motricidade fina e as aprendizagens escolares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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