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Abstract(s)
Nas Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens ao longo do ano letivo
2020/2021, a Direção Geral de Educação, faz referência aos Programas de Mentoria entre pares, com o
“objetivo de promover, nos alunos, ganhos ao nível das competências sociais e da comunicação, da
autoestima bem como um aumento da motivação académica, do envolvimento nas atividades escolares
e da melhoria dos resultados académicos” (DGE, 2020, p.1).
Os programas de mentorias são já uma prática recorrente em diversos países de referência,
nomeadamente nos EUA e no Reino Unido. Muitas vezes são vistos enquanto potencial recurso para a
construção de competências de liderança e comunicação nos jovens, enquanto desenvolvem atividades
académicas, tais como os trabalhos de casa e a preparação para testes. Contudo, nem todas as correntes
concordam com esta centralidade das atividades escolares, existindo abordagens, com as quais nos
identificamos, que defendem que o aconselhamento realizado por parte dos seus pares, providencia
oportunidades aos estudantes para trabalharem uns com os outros, em diferentes áreas sociais e
emocionais (Garringer & MacRae, 2008). Embora todas estas abordagens tenham benefícios, é
importante distinguir entre tutoria e mentoria, que apresentam diferentes estruturas e orientações.
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Keywords
Psicologia Psicólogos da educação Mentoria
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Publisher
Universidade do Algarve