A Filosofia Jurídico-Política do Krausismo Português

PROM05_pp323-332.pdf118.91 KBAdobe PDF Download

É sempre com agrado que iniciamos a leitura dum texto que trata o krausismo no nosso país, em particular este que foi objecto de dissertação de doutoramento e que, numa análise escorreita, se centra nos três docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que, bem vistas as coisas, foram responsáveis pela magna difusão desta corrente neste “reino de noventa léguas”, epíteto, ao que parece, com que Garrett mimoseava o solo que o viu nascer. Cumpre-nos, em primeiro lugar, fornecer uma breve panorâmica sobre esta produção escrita. Deste modo, temos que asseverar que a obra se inicia por uma introdução onde se procura debater a questão das filosofias nacionais e mais em particular da filosofia krausiana portuguesa, discutindo a pertinência de tal conceito. A esta breve exposição segue-se um sumário bosquejo sobre a época histórica em que esta corrente se insere. Após a citada introdução, entra a autora, seguindo o fio lógico anteriormente delineado, no estudo das correntes krausianas. Neste particular, opta por dedicar grande parte do seu labor à exposição da filosofia de Krause (1781-1832), com um pequeno apartado sobre os seus mais conhecidos discípulos: Ahrens (1808-1874) e Tiberghien (1819-1901). No que concerne ao krausismo espanhol, expõe mais enfaticamente a vida e obra de Julián Sanz del Río (1814-1869), Francisco Giner de los Ríos (1839-1915) e Nicolás Salmeron (1838-1908).

Universidade do Algarve, FCHS