Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os meios de comunicação de massas, ou seja, os media, correspondem cada vez mais a um conjunto de entidades multi-complexas de informação, de intermediação e de apropriação de conteúdos, reproduzindo e difundindo quantidades enormes de dados que assumem formas e texturas diferentes (textos, fotos, gráficos, vídeos…) geralmente de forma algo organizada, codificada e estruturada de acordo com a natureza de cada meio, mas também, tantas vezes, de forma não estruturada, fragmentada e descontextualizada, cabendo aos receptores saber utilizar os seus próprios mecanismos de descodificação e apropriação das diferentes mensagens nas suas múltiplas formas intertextuais de reprodução de conteúdos. O principal objectivo desta tese consiste em tentar identificar e compreender, sobretudo de forma teórica e reflexiva, os mecanismos predominantes de apropriação das mensagens mediáticas, assim como algumas das suas mais importantes dimensões pedagógicas no que respeita à aquisição de diferentes literacias, nomeadamente uma literacia dos media.
Description
Tese de dout., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2002
Keywords
Ciências pedagógicas Comunicação Problemas comunicativos Pedagogia da comunicação Pedagogia fílmica