Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Reia-Baptista, Vítor

Search Results

Now showing 1 - 10 of 31
  • Media literacy and media appropriations by youth
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Nowadays everyone would agree to the growing, urgent need to enhance the understanding and the capacity of process analysis within Media Literacy and Media Education, given the increasing influence of the new media upon life styles and behaviours of all citizens, but especially the younger ones. Indeed, the twin issues of awareness-raising and developing processes to improve media literacy present all Member-States of the European Union, as well as the rest of Europe and the world, with a major challenge. Somehow, it is less important to recognize the problem of media literacy than to discuss how to foster the development and use of educational tools that would help the young generations, today and in the near future, to better develop a critical and informed attitude regarding the media.
  • Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos Media
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Os níveis de Literacia dos Media, assim como a sua natureza ou tão só a sua falta, assumem diferenças ou semelhanças consoante os contextos locais e globais em que se desenvolvem e se exercem. Assim sendo, são aqui apontados alguns exemplos, ainda que fragmentários, como eventuais contributos para um melhor conhecimento da realidade existente neste domínio em Portugal, assim como nalguns outros contextos de comunicação local e global.
  • Pedagogia da comuniçao, cinema e ensino: dimensoes pedagógicas do cinema
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    A inclusão de estudos mediáticos nos di- ferentes níveis de ensino é uma medida ne- cessária para uma formação integral e ade- quada às características culturais do cidadão das sociedades modernas onde o fenómeno comunicativo global assume grande impor- tância social, cultural e pedagógica. Neste contexto, em que o cinema se inte- gra perfeitamente, o estudo da dimensão pe- dagógica dos fenómenos fílmicos e cinemá- ticos torna-se um acto de aquisição de conhe- cimentos e de reflexão crítica sobre uma fa- ceta preponderante da nossa história cultural recente, ou seja, destes últimos cem anos em que a humanidade tem deixado as suas mar- cas narrativas e multiculturais em imagens e sons interligados de formas várias.
  • Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) –primeira parte
    Publication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, Vítor
    Este artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordaremos discussões relativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo no cinema interativo. Neste sentido, tendocomo ponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Na segunda parte do artigo pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendo como pano de fundo a questão do tempo.
  • Hacia una alfabetización en medios: ejemplos en contextos de habla portuguesa
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Los niveles de alfabetización en relación a los medios de comunicación vienen condi- cionados por las características de los contextos locales y globales en los que se desa- rrollan e integran los mismos. En este artículo se presentan algunos ejemplos concretos que permitirán obtener un conocimiento más cercano a la realidad que se produce en Portugal, así como en otros contextos de habla portuguesa.
  • A pedagogia dos media - a dimensão pedagógica dos media na pedagogia da comunicação: o caso do cinema e das linguagens fílmicas
    Publication . Reia-Baptista, Vítor; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Pereira, Duarte Costa
    Os meios de comunicação de massas, ou seja, os media, correspondem cada vez mais a um conjunto de entidades multi-complexas de informação, de intermediação e de apropriação de conteúdos, reproduzindo e difundindo quantidades enormes de dados que assumem formas e texturas diferentes (textos, fotos, gráficos, vídeos…) geralmente de forma algo organizada, codificada e estruturada de acordo com a natureza de cada meio, mas também, tantas vezes, de forma não estruturada, fragmentada e descontextualizada, cabendo aos receptores saber utilizar os seus próprios mecanismos de descodificação e apropriação das diferentes mensagens nas suas múltiplas formas intertextuais de reprodução de conteúdos. O principal objectivo desta tese consiste em tentar identificar e compreender, sobretudo de forma teórica e reflexiva, os mecanismos predominantes de apropriação das mensagens mediáticas, assim como algumas das suas mais importantes dimensões pedagógicas no que respeita à aquisição de diferentes literacias, nomeadamente uma literacia dos media.
  • The heretical pedagogy of los olvidados
    Publication . Fernández, Olivia; Reia-Baptista, Vítor
    The aim of this text is to analyse the subversive pedagogical value of this work, directed by Luis Buñuel in Mexico, 1950, as shown in the oneiric sequence of the dream, which has been highlighted in different context as one of the most important characteristics of the Buñuelian cinema, giving him a unique place in the history of cinematographic creation. This value has not only a paradigmatic dimension (which is comparable with those of Griffith, Eisenstein, John Ford, Hitchcock, Bergman and Godard), but, in fact, it implies another most important pedagogical dimension as a source of subversion of the reading and apropriation mechanisms that the spectators have been acquiring along with their film and cinematographic cultures - which means, in fact, their film literacy. In this text we will analyse the symbolic and the intertextual dimensions that give the character of obvious surreal content to the oneiric film excerpt in LOS OLVIDADOS - a film text within a film text - comparing the Buñuelian film indications with the final result of the filmed audiovisual sequence.
  • The Forking Paths revisited: experimenting on interactive film
    Publication . Mendes Da Silva, Bruno; Reia-Baptista, Vítor; Tavares, Mirian; António, Rui
    Based on the triad film-interactivity-experimentation, the applied research project The Forking Paths, developed at the Centre for Research in Arts and Communication (CIAC), endeavours to find alternative narrative forms in the field of Cinema and, more specifically, in the subfield of Interactive Cinema. The films in the project The Forking Paths invest in the interconnectivity between the film narrative and the viewer, who is given the possibility to be more active and engaged. At same time, the films undertake a research on the development of audio-visual language. The project is available at an online platform, which aims to foster the creation and web hosting of other Interactive Cinema projects in its different variables. This article focusses on the three films completed up to the moment: Haze, The Book of the Dead, and Waltz.
  • Os caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro
    Publication . Tavares, Mirian; Silva, Bruno; Reia-Baptista, Vítor
    Este projeto de pós-doutoramento pretende continuar, numa perspectiva de investigação aplicada, a tese de doutoramento, eminentemente teórica, “Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade” (2008), que deu origem ao livro “A Máquina Encravada, a questão do tempo nas relações entre Cinema, Banda Desenhada e Contemporaneidade” (2010). Foram desenvolvidas experiências no âmbito do cinema interativo integradas na plataforma online do projeto oscaminhosquesebifurcam.com. A plataforma propõe reunir filmes experimentais interativos de distintas origens, géneros e tipologias que procurem desenvolver novas relações entre o espetador que intervém e a narrativa.
  • Algumas notas sobre o cinema português depois do 25 de Abril de 1974
    Publication . Reia-Baptista, Vítor; Moeda, José
    O projecto de investigação "Principais tendências no cinema português contemporâneo", cujo livro agora se edita, iniciou-se em Abril de 2009 e foi concluído em Novembro de 2011, tendo sido parcialmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia a partir de Janeiro de 2010, e apoiado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve e da Escola Superior de Teatro e Cinema, em cujo âmbito se desenvolveu.