Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.02 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Este Relatório propõe identificar oportunidades, motivações e obstáculos que as
empresas portuguesas enfrentam nas relações comerciais no mercado timorense e,
inclusive, fora das fronteiras do país, em particular com os vizinhos asiáticos.
O objetivo principal deste trabalho foi conhecer como as empresas portuguesas
abordam o mercado timorense e em que medida utilizam o país como plataforma de
acesso ao mercado dos membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Com o pilar do enquadramento teórico sobre o processo de internacionalização,
foram analisados relatórios e documentação oficial, proveniente de entidades e
organizações timorenses, portuguesas e internacionais. Foram realizadas entrevistas a
pontos focais da esfera económica entre Timor-Leste e Portugal. Foram ainda auscultadas
empresas presentes, exportadoras e interessadas no mercado de Timor-Leste, através de
questionários online.
Os resultados permitem conhecer as características dos mercados de Timor-Leste e
da ASEAN, bem como das empresas portuguesas que contactam com o mercado
timorense, como estas operam em Timor-Leste e como se expandem ou pretendem
expandir-se para outros mercados de países vizinhos do Sudeste Asiático.
As conclusões apuradas mostram que Timor-Leste atua como base de acesso
facilitado ao mercado vizinho da ASEAN e levam, ainda, à apresentação das possíveis
estratégias a adotar e dos obstáculos que existem, para o desenvolvimento de negócios na
região.
Description
Keywords
Empresas Internacionalização Mercado Timor-Leste ASEAN Motivações Obstáculos Estratégias Plataforma