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Authors
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Abstract(s)
O ingresso e a adaptação ao ensino superior consiste num momento
muito emocional, gerador de manifestações positivas, bem como de
expressões negativas, como sejam a ansiedade e o stresse. Assim,
perspectiva-se que quanto mais os estudantes do ensino superior se sentem
integrados e felizes, mais irão evitar e minimizar as consequências associadas
a estas emoções negativas, que podem, em grande parte dos casos, estar na
origem ou contribuir para o insucesso académico e até mesmo para o
abandono escolar.
Este estudo tem como objectivo central o aprofundamento do
conhecimento das relações existentes entre o bem-estar subjectivo, a
integração e o suporte social, as vivências académicas, o sucesso académico e
a qualidade de vida académica. Assumimos, ainda, o pressuposto de que, para
além de todas estas variáveis influenciarem directamente a avaliação que os
estudantes fazem da sua vida, as vivências académicas possam mediar a
relação entre as variáveis de cariz social e o bem-estar subjectivo.
Recorrendo a uma amostra de 339 estudantes da Universidade do
Algarve concluiu-se que as vivências académicas medeiam a relação da
integração e do suporte social sobre o bem-estar subjectivo. Foi ainda possível
verificar a existência de uma influência directa do (in)sucesso académico na
felicidade dos alunos do ensino superior, sendo de sublinhar a ausência de
relação entre a qualidade de vida académica e as restantes variáveis
avaliadas.
Description
Dissertação de mest., Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Bem-estar subjectivo Vivências académicas Integração social Suporte social Qualidade de vida académica Estudantes do ensino superior