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Bem-estar subjectivo e ajustamento académico em alunos do Ensino Superior

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O ingresso e a adaptação ao ensino superior consiste num momento muito emocional, gerador de manifestações positivas, bem como de expressões negativas, como sejam a ansiedade e o stresse. Assim, perspectiva-se que quanto mais os estudantes do ensino superior se sentem integrados e felizes, mais irão evitar e minimizar as consequências associadas a estas emoções negativas, que podem, em grande parte dos casos, estar na origem ou contribuir para o insucesso académico e até mesmo para o abandono escolar. Este estudo tem como objectivo central o aprofundamento do conhecimento das relações existentes entre o bem-estar subjectivo, a integração e o suporte social, as vivências académicas, o sucesso académico e a qualidade de vida académica. Assumimos, ainda, o pressuposto de que, para além de todas estas variáveis influenciarem directamente a avaliação que os estudantes fazem da sua vida, as vivências académicas possam mediar a relação entre as variáveis de cariz social e o bem-estar subjectivo. Recorrendo a uma amostra de 339 estudantes da Universidade do Algarve concluiu-se que as vivências académicas medeiam a relação da integração e do suporte social sobre o bem-estar subjectivo. Foi ainda possível verificar a existência de uma influência directa do (in)sucesso académico na felicidade dos alunos do ensino superior, sendo de sublinhar a ausência de relação entre a qualidade de vida académica e as restantes variáveis avaliadas.

Description

Dissertação de mest., Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011

Keywords

Bem-estar subjectivo Vivências académicas Integração social Suporte social Qualidade de vida académica Estudantes do ensino superior

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