Repository logo
 
Publication

A auto-avaliação da biblioteca escolar: uma chave para a eficácia?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuintas, Helena
dc.contributor.authorSantos, Maria Fernanda Pereira dos
dc.date.accessioned2016-02-23T14:13:48Z
dc.date.available2016-02-23T14:13:48Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractNo atual contexto educativo, a Biblioteca Escolar (BE) assume a sua função como uma estrutura integrante e imprescindível às aprendizagens dos alunos e aos desafios colocados às escolas, tornando-se essencial que sejam bibliotecas de qualidade. A avaliação da BE, realizada de forma continuada e que claramente demonstre a sua contribuição e impacto nas aprendizagens escolares, deverá constituir uma prática assumida como necessária, importante e compreendida pelo professor bibliotecário, enquanto seu gestor, e pela equipa. Nesta investigação pretendemos conhecer e analisar o sentir de professores bibliotecários em relação ao Modelo de Auto-Avaliação da BE (MAABE) em aplicação durante os últimos anos, assim como procurar saber se as suas práticas vão ao encontro da sua estrutura e filosofia. No enquadramento teórico procuramos dar uma visão sobre as BE, abordando a sua evolução, missão, funções, o papel do professor bibliotecário em toda a dinâmica e desenvolvimento das BE, e também perspetivando o próprio modelo de avaliação em análise. No estudo empírico adotámos uma metodologia qualitativa, realizando um Estudo de Caso que investiga a experiência de professores bibliotecários que exercem a sua atividade em BE do concelho de Faro. As conclusões do estudo apontam para a forma como os professores bibliotecários desenvolvem as atividades nas BE, de modo a que possam operacionalizar o MAABE, apontando algumas questões problemáticas sobre o mesmo e sugerindo algumas melhorias na sua organização.pt_PT
dc.identifier.tid202467759
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7729
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectAuto-avaliaçãopt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.titleA auto-avaliação da biblioteca escolar: uma chave para a eficácia?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação. Gestão e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação 09_07_14.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: