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A auto-avaliação da biblioteca escolar: uma chave para a eficácia?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Quintas, Helena | |
dc.contributor.author | Santos, Maria Fernanda Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T14:13:48Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T14:13:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | No atual contexto educativo, a Biblioteca Escolar (BE) assume a sua função como uma estrutura integrante e imprescindível às aprendizagens dos alunos e aos desafios colocados às escolas, tornando-se essencial que sejam bibliotecas de qualidade. A avaliação da BE, realizada de forma continuada e que claramente demonstre a sua contribuição e impacto nas aprendizagens escolares, deverá constituir uma prática assumida como necessária, importante e compreendida pelo professor bibliotecário, enquanto seu gestor, e pela equipa. Nesta investigação pretendemos conhecer e analisar o sentir de professores bibliotecários em relação ao Modelo de Auto-Avaliação da BE (MAABE) em aplicação durante os últimos anos, assim como procurar saber se as suas práticas vão ao encontro da sua estrutura e filosofia. No enquadramento teórico procuramos dar uma visão sobre as BE, abordando a sua evolução, missão, funções, o papel do professor bibliotecário em toda a dinâmica e desenvolvimento das BE, e também perspetivando o próprio modelo de avaliação em análise. No estudo empírico adotámos uma metodologia qualitativa, realizando um Estudo de Caso que investiga a experiência de professores bibliotecários que exercem a sua atividade em BE do concelho de Faro. As conclusões do estudo apontam para a forma como os professores bibliotecários desenvolvem as atividades nas BE, de modo a que possam operacionalizar o MAABE, apontando algumas questões problemáticas sobre o mesmo e sugerindo algumas melhorias na sua organização. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202467759 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7729 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Auto-avaliação | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_PT |
dc.subject | Eficácia | pt_PT |
dc.title | A auto-avaliação da biblioteca escolar: uma chave para a eficácia? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Gestão e Administração Educacional | pt_PT |