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Abstract(s)
A educação e a formação têm sido uma preocupação constante, ao longo dos tempos,
expressa através dos diversos estudos desenvolvidos e das políticas criadas. À
medida que as mudanças sociais e económicas e, por conseguinte, organizacionais,
vão decorrendo, a discussão em torno da relação educação-trabalho ganha (nova)
cobertura. A teorização nesta área teve o seu apogeu no século passado, contribuindo
para a (re)formulação de áreas científicas como Educação e Formação e Adultos, e
para o surgimento de um novo paradigma educativo – a Aprendizagem ao Longo da
Vida.
Com a afirmação de que a aprendizagem decorre nos mais variados contextos da vida
do indivíduo, e ao longo da mesma, surgem os sistemas de reconhecimento e
validação das aprendizagens experiencias. O aparecimento deste novo dispositivo
educativo deu lugar à criação de um novo agente educativo, o Profissional de RVC,
responsável por todo o acompanhamento e mediação dos candidatos. Este actividade,
devido à sua complexidade e impacto na vida daqueles que a procuram, implica a
existências de profissionais devidamente preparados.
Este estudo pretende analisar o perfil e as competências profissionais destes agentes
educativos e perceber de que forma se encontram operacionalizados na prática.
Devido à dificuldade em se encontrarem trabalhos já realizados sobre esta temática
específica, optou-se por fazer um estudo exploratório junto dos profissionais de RVC,
em exercício de funções, na região do Algarve. Decidiu-se inquirir, igualmente, os
potenciais futuros profissionais de RVC, de acordo com o critério de formação inicial,
em Ciências Humanas e Sociais, presente no perfil legislado.
Os resultados obtidos sustentam aquilo que alguns autores já vinham a apontar, ou
seja, existem situações em que os actuais profissionais de RVC revelam carências na
sua formação e preparação para o exercício da sua actividade, cujo perfil profissional
traçado permite. Tanto os resultados provenientes da amostra dos profissionais de
RVC, como os provenientes dos potenciais futuros profissionais, corroboram a
existência de casos em que se comprova que o perfil profissional definido não é
ajustado aos pressupostos do trabalho do profissional de RVC.
Description
Keywords
Educação de adultos Aprendizagem ao longo da vida RVCC Profissionais Perfil profissional Formação universitária