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Profissionais de RVC: do perfil à prática profissional
| dc.contributor.advisor | Quintas, Helena | |
| dc.contributor.author | Tomé, Ana Rita | |
| dc.date.accessioned | 2015-04-23T15:32:39Z | |
| dc.date.available | 2016-04-23T00:30:11Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.date.submitted | 2011 | |
| dc.description.abstract | A educação e a formação têm sido uma preocupação constante, ao longo dos tempos, expressa através dos diversos estudos desenvolvidos e das políticas criadas. À medida que as mudanças sociais e económicas e, por conseguinte, organizacionais, vão decorrendo, a discussão em torno da relação educação-trabalho ganha (nova) cobertura. A teorização nesta área teve o seu apogeu no século passado, contribuindo para a (re)formulação de áreas científicas como Educação e Formação e Adultos, e para o surgimento de um novo paradigma educativo – a Aprendizagem ao Longo da Vida. Com a afirmação de que a aprendizagem decorre nos mais variados contextos da vida do indivíduo, e ao longo da mesma, surgem os sistemas de reconhecimento e validação das aprendizagens experiencias. O aparecimento deste novo dispositivo educativo deu lugar à criação de um novo agente educativo, o Profissional de RVC, responsável por todo o acompanhamento e mediação dos candidatos. Este actividade, devido à sua complexidade e impacto na vida daqueles que a procuram, implica a existências de profissionais devidamente preparados. Este estudo pretende analisar o perfil e as competências profissionais destes agentes educativos e perceber de que forma se encontram operacionalizados na prática. Devido à dificuldade em se encontrarem trabalhos já realizados sobre esta temática específica, optou-se por fazer um estudo exploratório junto dos profissionais de RVC, em exercício de funções, na região do Algarve. Decidiu-se inquirir, igualmente, os potenciais futuros profissionais de RVC, de acordo com o critério de formação inicial, em Ciências Humanas e Sociais, presente no perfil legislado. Os resultados obtidos sustentam aquilo que alguns autores já vinham a apontar, ou seja, existem situações em que os actuais profissionais de RVC revelam carências na sua formação e preparação para o exercício da sua actividade, cujo perfil profissional traçado permite. Tanto os resultados provenientes da amostra dos profissionais de RVC, como os provenientes dos potenciais futuros profissionais, corroboram a existência de casos em que se comprova que o perfil profissional definido não é ajustado aos pressupostos do trabalho do profissional de RVC. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5948 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Educação de adultos | por |
| dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
| dc.subject | RVCC | por |
| dc.subject | Profissionais | por |
| dc.subject | Perfil profissional | por |
| dc.subject | Formação universitária | por |
| dc.title | Profissionais de RVC: do perfil à prática profissional | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos) | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos) | por |
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