| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Os comerciais são a face visível da organização. O contato direto com os clientes é
maioritariamente compensador, na medida que se estabelecem relações de confiança
entre as partes. No entanto, a complexidade das relações comerciais aliada às condições
de trabalho atuais, onde são patentes aspetos como a polivalência, flexibilidade e
precariedade laboral podem desencadear sentimentos de incerteza, que conduzem a
estados de stresse e burnout. Apesar de todos os condicionalismos, a nossa sociedade
usufrui de livre arbítrio, ou seja, muitas das escolhas que fazemos, certas ou erradas, são
fruto de decisões individuais. Dessa forma, quando os comerciais se deparam com
situações de stresse relacionado com o trabalho, optam ou não por desenvolver um
conjunto de estratégias para lidar, resolver ou adiar o problema. O uso de estratégias
ajustadas permite reduzir ou eliminar os efeitos do stresse, pelo contrário estratégias
desadequadas agravam as suas consequências. Neste contexto, com o estudo dos temas
stresse percebido, burnout e coping procurou-se compreender de que forma o uso de
determinado tipo de estratégias de coping pode influenciar os resultados alcançados.
Este estudo tem como objetivo avaliar os níveis de stresse percebido e burnout,
compreender a influência das variáveis profissionais e biográficas sobre a perceção de
stresse e burnout, conhecer as estratégias de coping mais usadas pelos comerciais,
analisar a existência de relações entre os constructos do stresse percebido, coping e
burnout e identificar as estratégias mais adequadas no sentido de promover a redução da
stresse percebido e do burnout. A amostra utilizada na investigação é constituída por 216
comerciais.
Os resultados indicam valores moderados de stresse percebido e exaustão emocional
com o trabalho. O burnout total e as restantes dimensões do burnout apresentam valores
baixos (não realização pessoal, exaustão emocional com clientes e cinismo), mas mostra
que os comerciais da banca apresentam valores mais elevados de stresse percebido e de
exaustão emocional com o trabalho. Os dados indiciam que os trabalhadores
beneficiariam se fosse disponibilizada formação específica em estratégias para lidar com
o stresse e com o burnout.
Description
Dissertação de mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Gestão empresarial Recursos humanos Stresse Burnout Coping Setor bancário Setor alimentar
