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A gestão de Stresse e estratégias de Coping em comerciais dos setores bancário e alimentar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Ileana Pardal
dc.contributor.advisorNeto, Maria Manuela Palmeira
dc.contributor.authorGonçalves, Paulo Jorge Rodrigues
dc.date.accessioned2016-04-22T15:02:15Z
dc.date.available2016-04-22T15:02:15Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractOs comerciais são a face visível da organização. O contato direto com os clientes é maioritariamente compensador, na medida que se estabelecem relações de confiança entre as partes. No entanto, a complexidade das relações comerciais aliada às condições de trabalho atuais, onde são patentes aspetos como a polivalência, flexibilidade e precariedade laboral podem desencadear sentimentos de incerteza, que conduzem a estados de stresse e burnout. Apesar de todos os condicionalismos, a nossa sociedade usufrui de livre arbítrio, ou seja, muitas das escolhas que fazemos, certas ou erradas, são fruto de decisões individuais. Dessa forma, quando os comerciais se deparam com situações de stresse relacionado com o trabalho, optam ou não por desenvolver um conjunto de estratégias para lidar, resolver ou adiar o problema. O uso de estratégias ajustadas permite reduzir ou eliminar os efeitos do stresse, pelo contrário estratégias desadequadas agravam as suas consequências. Neste contexto, com o estudo dos temas stresse percebido, burnout e coping procurou-se compreender de que forma o uso de determinado tipo de estratégias de coping pode influenciar os resultados alcançados. Este estudo tem como objetivo avaliar os níveis de stresse percebido e burnout, compreender a influência das variáveis profissionais e biográficas sobre a perceção de stresse e burnout, conhecer as estratégias de coping mais usadas pelos comerciais, analisar a existência de relações entre os constructos do stresse percebido, coping e burnout e identificar as estratégias mais adequadas no sentido de promover a redução da stresse percebido e do burnout. A amostra utilizada na investigação é constituída por 216 comerciais. Os resultados indicam valores moderados de stresse percebido e exaustão emocional com o trabalho. O burnout total e as restantes dimensões do burnout apresentam valores baixos (não realização pessoal, exaustão emocional com clientes e cinismo), mas mostra que os comerciais da banca apresentam valores mais elevados de stresse percebido e de exaustão emocional com o trabalho. Os dados indiciam que os trabalhadores beneficiariam se fosse disponibilizada formação específica em estratégias para lidar com o stresse e com o burnout.pt_PT
dc.identifier.tid202139107
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8063
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão empresarialpt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectStressept_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectSetor bancáriopt_PT
dc.subjectSetor alimentarpt_PT
dc.titleA gestão de Stresse e estratégias de Coping em comerciais dos setores bancário e alimentarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospt_PT

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