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Sistema de monitorização para embarcação elétrica movida a energia solar fotovoltaica
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, A. | |
dc.contributor.advisor | Martins, I. E. | |
dc.contributor.author | Silvestre, Júlio Domingos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T14:14:32Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T14:14:32Z | |
dc.date.issued | 2018-09-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Este projeto insere-se no tema da mobilidade elétrica sustentável, e nele se descreve a construção de uma embarcação eletro-solar que utiliza painéis fotovoltaicos como principal fonte de energia para os seus motores elétricos, os seus sistemas de proteção, de gestão energética e monitorização. Um barco elétrico deve ser projetado de forma a ser o mais eficiente possível porque os recursos energéticos são limitados. É essencial escolher a velocidade e a autonomia, adequadas à rota que se tenciona realizar, logo, é necessário disponibilizar ao mestre da embarcação a informação que permita simultaneamente gerir o equilíbrio da energia consumida nos motores, a produzida pelos painéis solares ou a armazenada nas baterias, para que tenha a possibilidade de tomar as decisões de navegação mais apropriadas. Para isso, foi desenvolvido um sistema de monitorização que entre outros permite saber, em tempo real, as potências geradas e consumidas para garantir uma mobilidade sustentável. No projeto foram instalados dispositivos como o modem 3/4G, router wifi, GPS, voltímetros, amperímetros, termômetros e barômetros que permitem informar oportunamente da disponibilidade de energia, a localização da embarcação e a previsão meteorológica, usando os displays de bordo ou à distância pela Internet com o browser ou o aplicativo para Android. Este projeto permite aos navegadores e responsáveis pela embarcação monitorizar no local com displays ou à distância a partir da Internet das seguintes informações: - O consumo e produção energética da embarcação; - O valor de C02 “dióxido de carbono” que se deixou de produzir ao utilizar a propulsão eletro-solar; -Tensão e percentagem de carga das baterias; -Estimativa da disponibilidade energética convertida em horas de navegação; -Informação da velocidade da embarcação e direção de deslocamento; -Localização geográfica com informação das coordenadas e registo em cartografia. -Verificação das condições meteorológicas no local, pressão atmosférica e temperatura; -Informação ao skipper da diferença entre a energia consumida e produzida, permitindo encontrar o ponto de navegação onde apenas se consome a energia produzida no momento; Este projeto pretende ser um passo para que no futuro seja possível projetar uma embarcação elétrica automatizada, onde a gestão da navegação se adapta automaticamente aos recursos energéticos e meteorológicos existentes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202244580 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12596 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sistema de monotorização | pt_PT |
dc.subject | Barco elétrico-solar | pt_PT |
dc.subject | Energia fotovoltaica | pt_PT |
dc.subject | Mobilidade sustentável | pt_PT |
dc.subject | Geoposicionamento de embarcações por GPS | pt_PT |
dc.title | Sistema de monitorização para embarcação elétrica movida a energia solar fotovoltaica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Instituto Superior de Engenharia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eléctrica e Electrónica | pt_PT |