Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Problemas_Valor_Omisso_PB.pdf483.95 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas.

Description

Keywords

Proporcionalidade direta Ensino exploratório Resolução de problemas Estratégias matemáticas

Citation

Viegas, C., Guerreiro, A. & Veia, L. (2019). Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso. Revista Educação Matemática em Foco. 8 (1), 28-54.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Revista Educação Matemática em Foco