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A disponibilidade emocional parental, a produtividade e a adição e a hiperconectividade à internet: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes universitários
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Almeida, Ana Susana | |
dc.contributor.author | Pascoal, Inês Filipa Regueira | |
dc.date.accessioned | 2025-08-28T11:50:21Z | |
dc.date.available | 2025-08-28T11:50:21Z | |
dc.date.issued | 2025-04-14 | |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como principal objetivo examinar a relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e a hiperconectividade e a adição à internet, através da autoestima e da (des)regulação emocional, em estudantes do ensino superior. Adicionalmente explora-se a relação entre a hiperconectividade e a adição à internet e a produtividade percecionada. Participaram no estudo 461 estudantes universitários. A recolha de dados foi realizada online, na plataforma Google Forms, composto por: (a) um questionário sociodemográfico; (b) a Lum Emotional Availability of Parents (c) a Escala de Autoestima de Rosenberg; (d) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, (e) uma escala desenvolvida para o presente estudo para avaliar a Hiperconectividade à Internet; (f) a Internet Addiction Test; e a (g) Productivity Scale. Os resultados sugerem que: (1) os participantes tendem a percecionar os seus pais como emocionalmente disponíveis; (2) apresentam uma boa autoestima; (3) apresentam dificuldades a nível de estratégias, da não aceitação e dos objetivos. No entanto, não apresentam tantas dificuldades a nível do impulso, da consciência e clareza; (4) não apresentam comportamentos aditivos à internet; (5) percecionam-se como produtivos; (6) os participantes do género feminino revelaram possuir mais dificuldades de regulação emocional, de estratégias, de controlar o impulso e de objetivos do que os participantes do género masculino; (7) os estudantes universitários que percecionam os seus pais como mais disponíveis emocionalmente são também os que apresentam uma melhor regulação emocional; (8) a Disponibilidade Emocional Parental é preditora da Autoestima, da Adição e da Hiperconectividade à Internet e da (Des)regulação emocional; (9) a Adição à internet é preditora da Produtividade; (10) a Autoestima não é preditora da Adição à Internet; (11) a Autoestima medeia a (Des)regulação emocional; (12) a Autoestima e a (Des)regulação Emocional não são preditoras da Hiperconectividade à internet e (13) a Hiperconectividade à internet não é preditora da Produtividade Percecionada. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to examine the relationship between perceived parental emotional availability and hyperconnectivity and Internet addiction, through self-esteem and emotional (dis)regulation, in higher education students. In addition, the relationship between hyperconnectivity and Internet addiction and perceived productivity is explored. 461 university students took part in the study. The data was collected online using the Google Forms platform and consisted of: (a) a sociodemographic questionnaire; (b) the Lum Emotional Availability of Parents; (c) the Rosenberg Self-Esteem Scale; (d) the Emotional Regulation Difficulties Scale; (e) a scale developed for this study to assess Internet Hyperconnectivity; (f) the Internet Addiction Test; and (g) the Productivity Scale. The results suggest that: (1) participants tend to perceive their parents as emotionally available; (2) they have good self-esteem; (3) they have difficulties with strategies, non-acceptance and goals. However, they don't have as many difficulties in terms of impulse, awareness and clarity; (4) they don't have addictive behaviors to the internet; (5) they perceive themselves as productive; (6) female participants have more difficulties with emotional regulation, strategies, controlling impulse and goals than male participants; (7) university students who perceive their parents as more emotionally available are also those who have better emotional regulation; (8) Parental Emotional Availability is a predictor of Self-esteem, Internet Addiction and Hyperconnectivity and Emotional (Dis)regulation; (9) Internet Addiction is a predictor of Productivity; (10) Self-esteem is not a predictor of Internet Addiction; (11) Self-esteem mediates Emotional (Dis)regulation; (12) Self-esteem and Emotional (Dis)regulation are not predictors of Internet Hyperconnectivity and (13) Internet Hyperconnectivity is not a predictor of Perceived Productivity. | eng |
dc.identifier.tid | 203949536 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/27615 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Disponibilidade Emocional Parental | |
dc.subject | Produtividade percecionada | |
dc.subject | Adição e Hiperconectividade à Internet | |
dc.subject | Autoestima | |
dc.subject | Regulação Emocional | |
dc.title | A disponibilidade emocional parental, a produtividade e a adição e a hiperconectividade à internet: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes universitários | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação |
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