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Efeitos na saúde mental dos pais e bem-estar infantil do programa de formação e apoio familiar em Cabo Verde

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Abstract(s)

Este estudo investiga a eficácia do Programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) em Cabo Verde, que visa melhorar as práticas parentais e promover a saúde mental dos cuidadores e o bem-estar nas crianças; em famílias em situações de risco psicossocial. A investigação foi conduzida com uma amostra de 66 participantes, composta por 56 mães e 10 pais, com idades entre 26 e 56 anos, residentes na Ilha da Boa Vista em Cabo Verde. A amostra foi dividida em dois grupos: um grupo de intervenção, que participou do programa FAF, e um grupo de controle, que não recebeu a intervenção. Para avaliar a eficácia do programa, foram utilizados instrumentos como o KIDSCREEN-27, que mede a qualidade de vida percebida das crianças, e o General Health Questionnaire (GHQ-28), que avalia a saúde mental dos pais. A avaliação foi realizada mediante de um desenho quase-experimental (2x3) com um grupo de intervenção e grupo de controlo, não aleatório com três momentos de avaliação, pré, pós-teste e seguimento após seis meses. Verificou-se um aumento na qualidade de vida percebida das crianças. Em contraste, não houve alterações na saúde mental dos pais que permaneceu estável ao longo do período de intervenção. Nos dois momentos, de pós-teste e follow-up, não houve alterações na perceção da qualidade de vida e na saúde mental dos participantes. Estes resultados sugerem que a intervenção não resultou em melhorias ou deteriorações significativas mantendo a estabilidade dos resultados dos dois instrumentos ao longo do tempo. O que sugere uma boa consolidação da intervenção. Nestes resultados ressaltam a importância da parentalidade positiva como um fator crítico para o desenvolvimento infantil e sugerem que, embora o programa tenha sido eficaz em impactar positivamente a perceção de qualidade de vida das crianças, as intervenções adicionais são necessárias para abordar os fatores que afetam a saúde mental dos pais. Assim, este estudo conclui que programas de apoio à parentalidade, precisam de um enfoque contínuo e adaptativo, levando em consideração o contexto sociocultural para maximizar seu impacto na promoção do bem-estar familiar e melhoria das práticas parentais.
This study investigates the effectiveness of the Family Training and Support Program (FAF) in Cape Verde, which aims to improve parenting practices and promote the mental health of caregivers and well-being in children, in families in situations of psychosocial risk. The research was conducted with a sample of 66 participants, made up of 56 mothers and 10 fathers, aged between 26 and 56, living on Boa Vista Island in Cape Verde. The sample was divided into two groups: an intervention group, which took part in the FAF program, and a control group, which did not receive the intervention. Instruments such as the KIDSCREEN-27, which measures children's perceived quality of life, and the General Health Questionnaire (GHQ-28), which evaluates parents mental health, were used to assess the program’s effectiveness. The evaluation was carried out using a quasi-experimental design (2x3) with an intervention group and a control group, with three evaluation moments: pre-test, post-test, and six-month follow-up. There was an increase in the children's perceived quality of life. In contrast, there were no changes in the parents' mental health, which remained stable throughout the intervention period. At both post-test and follow-up, there were no changes in the participants' perceived quality of life or mental health. These results suggest that the intervention did not result in significant improvements or deteriorations, and that the results of the two instruments remained stable over time. This suggests good consolidation of the intervention. These results highlight the importance of positive parenting as a critical factor for child development and suggest that, although the program was effective in positively impacting children's perceived quality of life, additional interventions are needed to address the factors that affect parents' mental health. Thus, this study concludes that parenting support programs need a continuous and adaptive approach, taking into account the socio-cultural context to maximize their impact on promoting family well-being and improving parenting practices.

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Avaliação Famílias Parentalidade Saúde mental dos pais: práticas educativas parentais Risco psicossocial

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