Repository logo
 
Publication

A biblioteca escolar como espaço de inclusão

dc.contributor.advisorMariano, Alexandra de Brito
dc.contributor.authorSoutinho, Maria Luísa Fernandes Vigário Marques
dc.date.accessioned2014-11-05T15:01:29Z
dc.date.available2015-11-07T01:30:13Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNeste estudo pretende-se conhecer de que modo a biblioteca escolar contribui para promover o sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente (NEE). A questão em análise é abordada com recurso a uma estratégia qualitativa e a um quadro metodológico de igual natureza. Optou-se pelo estudo de caso e pela entrevista semi-diretiva aos docentes como principal instrumento de recolha de dados. O tratamento da informação recolhida na entrevista efetua-se através da análise de conteúdo, uma vez que é a técnica que melhor permite descodificar o quadro de referência dos sujeitos entrevistados. A análise documental e o inquérito por questionário aos alunos foram usados como instrumentos complementares. Os protagonistas deste estudo são quatro docentes e dez alunos: duas p3rofessoras bibliotecárias, dois docentes de Educação Especial e dez alunos com NEE do terceiro ciclo. O contexto engloba duas bibliotecas escolares de dois Agrupamentos de Escolas do Algarve de freguesias geograficamente distintas: uma do litoral (freguesia de Olhão, concelho de Olhão) e outra do barrocal (freguesia de Paderne, concelho de Albufeira). O estudo pretende conhecer se a biblioteca escolar responde às necessidades dos alunos com NEE, qual a importância que tem ao nível do ensino/aprendizagem e inclusão deste público-alvo, e avaliar até que ponto se concretizam os princípios da biblioteca inclusiva preconizados por vários organismos, nomeadamente pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e International Federation of Library Associations and Institutions/United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (IFLA/UNESCO).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5595
dc.language.isoporpor
dc.subjectCiências documentaispor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectSucesso educativopor
dc.titleA biblioteca escolar como espaço de inclusãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Documentaispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Documentaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 20
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capas da dissertação.pdf
Size:
96.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação- UALG.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Divisores dos Anexos.pdf
Size:
33.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Guião de entrevista -ANEXO I.pdf
Size:
66.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Protocolo da entrevista PB-ANEXO 2.pdf
Size:
70.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.49 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: