Publication
A biblioteca escolar como espaço de inclusão
| dc.contributor.advisor | Mariano, Alexandra de Brito | |
| dc.contributor.author | Soutinho, Maria Luísa Fernandes Vigário Marques | |
| dc.date.accessioned | 2014-11-05T15:01:29Z | |
| dc.date.available | 2015-11-07T01:30:13Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.date.submitted | 2012 | |
| dc.description.abstract | Neste estudo pretende-se conhecer de que modo a biblioteca escolar contribui para promover o sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente (NEE). A questão em análise é abordada com recurso a uma estratégia qualitativa e a um quadro metodológico de igual natureza. Optou-se pelo estudo de caso e pela entrevista semi-diretiva aos docentes como principal instrumento de recolha de dados. O tratamento da informação recolhida na entrevista efetua-se através da análise de conteúdo, uma vez que é a técnica que melhor permite descodificar o quadro de referência dos sujeitos entrevistados. A análise documental e o inquérito por questionário aos alunos foram usados como instrumentos complementares. Os protagonistas deste estudo são quatro docentes e dez alunos: duas p3rofessoras bibliotecárias, dois docentes de Educação Especial e dez alunos com NEE do terceiro ciclo. O contexto engloba duas bibliotecas escolares de dois Agrupamentos de Escolas do Algarve de freguesias geograficamente distintas: uma do litoral (freguesia de Olhão, concelho de Olhão) e outra do barrocal (freguesia de Paderne, concelho de Albufeira). O estudo pretende conhecer se a biblioteca escolar responde às necessidades dos alunos com NEE, qual a importância que tem ao nível do ensino/aprendizagem e inclusão deste público-alvo, e avaliar até que ponto se concretizam os princípios da biblioteca inclusiva preconizados por vários organismos, nomeadamente pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e International Federation of Library Associations and Institutions/United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (IFLA/UNESCO). | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5595 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Ciências documentais | por |
| dc.subject | Bibliotecas escolares | por |
| dc.subject | Cooperação | por |
| dc.subject | Inclusão | por |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
| dc.subject | Sucesso educativo | por |
| dc.title | A biblioteca escolar como espaço de inclusão | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ciências Documentais | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
| thesis.degree.level | Mestrado | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Documentais | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 20
No Thumbnail Available
- Name:
- Dissertação- UALG.pdf
- Size:
- 1.3 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- Divisores dos Anexos.pdf
- Size:
- 33.42 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- Guião de entrevista -ANEXO I.pdf
- Size:
- 66.28 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- Protocolo da entrevista PB-ANEXO 2.pdf
- Size:
- 70.14 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.49 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
