Repository logo
 
Publication

A competĂȘncia multilingue no ensino superior

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorConceição, Manuel Célio
dc.contributor.authorCaruso, Elisa
dc.date.accessioned2020-03-19T18:19:37Z
dc.date.available2020-03-19T18:19:37Z
dc.date.issued2019-07-24
dc.description.abstractEsta tese estuda a competĂȘncia multilingue no ensino superior, entendida como a competĂȘncia integrada de gestĂŁo do repertĂłrio linguĂ­stico. Foram realizados quatro estudos de caso, sendo os trĂȘs primeiros representativos de trĂȘs ĂĄreas do ensino superior – ensino/aprendizagem, investigação, internacionalização – e o quarto um exemplo de promoção da competĂȘncia multilingue. O primeiro estudo envolve uma turma composta por estudantes locais e internacionais em que foram promovidas prĂĄticas multilingues durante as aulas; o segundo estudo de caso analisa se e como a competĂȘncia multilingue Ă© utilizada pelos investigadores num centro de investigação; o terceiro estudo de caso diz respeito ao acolhimento de estudantes internacionais numa universidade em contexto bilingue; o quarto estudo de caso realiza-se num curso livre de comunicação multilingue e intercultural. ApĂłs a recolha de dados por mĂ©todos diversificados (observação, questionĂĄrio, entrevista, anĂĄlise dos documentos), a discussĂŁo foi guiada pelas dimensĂ”es social, institucional, individual e discursiva do multilinguismo. Emergiu a existĂȘncia de repertĂłrios linguĂ­sticos muito amplos. Em alguns casos, estes repertĂłrios sĂŁo estimulados, utilizados e desenvolvidos atravĂ©s da promoção de cursos de lĂ­nguas e da utilização de prĂĄticas multilingues. Em outros casos, as lĂ­nguas sĂŁo mantidas separadas e Ă© deixada aos indivĂ­duos a capacidade para saber gerir os seus repertĂłrios linguĂ­sticos. Observou-se tambĂ©m um grande uso da lĂ­ngua inglesa em todos os Ăąmbitos do ensino superior, o que cria uma forma de bi ou trilinguismo com as lĂ­ngua(s) local(is) e que foi particularmente evidente na ĂĄrea da investigação. Evidenciou-se o impacto da competĂȘncia multilingue na gestĂŁo do compromisso entre a mobilidade e a inclusĂŁo (nos termos definidos no projeto MIME). Concluiu-se que a utilização e o desenvolvimento da competĂȘncia multilingue podem ser promovidos de formas diferentes no ensino superior: atravĂ©s de cursos multilingues especĂ­ficos ou da promoção dos cursos de lĂ­nguas; atravĂ©s da promoção da mobilidade e da inclusĂŁo. Pode ainda ser utilizada como uma forma possĂ­vel de comunicação, de avaliação, de construção, aquisição e difusĂŁo de conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis studies multilingual competence in higher education, understood as the integrated competence for the management of the linguistic repertoire. Four case studies were carried out: the first three are representative of three areas of higher education – teaching/learning, research, internationalization – and the fourth is an example of promotion of multilingual competence. The first case study involves a class composed of local and international students, in which multilingual practices were promoted during class; the second case study examines whether and how multilingual competence is used by researchers in a research centre; the third case study concerns the reception of international students in a university in a bilingual context; the fourth case study is conducted in a non-curricular course of multilingual and intercultural communication. After collecting data using different methods (observation, questionnaire, interview, analysis of documents), the discussion was guided by the social, institutional, individual and discursive dimensions of multilingualism. The existence of very extensive linguistic repertoires has emerged. In some cases, these repertoires are stimulated, used and developed through the promotion of language courses and the use of multilingual practices. In other cases, languages are kept separate and the management of linguistic repertoires is left to the ability of the individuals. A great use of the English language was also observed in all spheres of higher education, which creates a form of bi- or trilingualism with the local language(s) and which was particularly evident in the area of research. The impact of multilingual competence on the management the trade-off between mobility and inclusion (as defined in the MIME project) was evidenced. It has been concluded that the use and development of multilingual competence can be promoted in different ways in higher education: through specific multilingual courses or through the promotion of language courses in general; and through the promotion of mobility and inclusion. It can also be used as a possible form of communication, evaluation, construction, acquisition, and diffusion of knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid101643500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/13626
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationMIME - MOBILITY AND INCLUSION IN MULTILINGUAL EUROPE
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetĂȘncia multilinguept_PT
dc.subjectMultilinguismopt_PT
dc.subjectInclusĂŁopt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleA competĂȘncia multilingue no ensino superiorpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMIME - MOBILITY AND INCLUSION IN MULTILINGUAL EUROPE
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/613344/EU
oaire.fundingStreamFP7
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100008530
project.funder.nameEuropean Commission
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication83781a1d-8344-44f1-b918-22ba791054ca
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery83781a1d-8344-44f1-b918-22ba791054ca
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de CiĂȘncias Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em CiĂȘncias da Linguagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Caruso_print.pdf
Size:
5.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: