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Abstract(s)
Na sociedade actual, em que as pressões sociais e profissionais impõem aos
indivíduos níveis cada vez mais elevados de educação e de formação, assiste-se à
situação paradoxal de não existir um investimento na concepção de programas
educativos que os torne adequados aos públicos adultos. Na maior parte dos casos
aplicam-se os mesmos currículos que se utilizam com as crianças e com os jovens, o que
constitui uma fórmula inevitável de desmotivação, abandono, insucesso e desperdício de
recursos. De facto, os organizadores em que devem assentar os processos educativos e
formativos destinados a públicos adultos e, consequentemente, as propostas curriculares
em que se desenvolvem, são outros e bem diferentes dos que se utilizam para conceber
programas educativos para outras faixas etárias. Quer nos centremos numa perspectiva
de análise dos desafios que a sociedade actual coloca aos sujeitos quanto às
possibilidades, oportunidades e necessidades de aprendizagem, ou nas características do
adulto enquanto sujeito aprendente, qualquer destes domínios de análise conduz a um
entendimento diverso do que significa “aprender” e “formar” que colide com os
conceitos tradicionais dos termos.
No presente estudo é desenvolvida uma abordagem considerada inovadora ao nível
das práticas de construção e desenvolvimento curricular em Educação e Formação de
Adultos. Conceberam-se e operacionalizaram-se, de forma colegial e cooperativa,
programas de Educação e Formação de Adultos nos quais a ênfase foi colocada no
significado e na relevância que, para os formandos, assume a abordagem dos seus
contextos de vida.
Trata-se de um estudo qualitativo e fenomenológico que utilizou como
metodologia investigativa a investigação-acção.
As conclusões a que chegámos permitem validar o processo de construção e de
desenvolvimento curricular desenvolvido como adequado aos contextos educativos e
formativos para públicos adultos. Permitiu que todos os intervenientes se
comprometessem com o processo de construção e desenvolvimento curricular em que
estiveram implicados, possibilitando a construção de currículos adequados aos sujeitos
que participaram nos programas formativos, por responderem às suas necessidades de
aprendizagem, às características dos adultos enquanto sujeitos aprendentes e,
finalmente, promoveu processos de aprendizagem em todos os participantes, embora em
formas e em níveis diferentes: os formandos viram substancialmente incrementados
conhecimentos e competências básicas e os formadores competências profissionais no
campo da Educação e Formação de Adultos.
Podemos, pois, concluir, que se trata de uma abordagem curricular que não se assume
integrada em nenhuma ideologia particular, nem está veiculada a nenhum conjunto de
valores específico, podendo, por isso, ser utilizada numa diversidade de contextos
educacionais, que gera e convida a novas formas de compreensão e de
comprometimento com o processo de construção curricular, e que procura aplicar, de
forma integrada, princípios considerados válidos no campo da Educação e Formação de
Adultos
Description
Tese dout., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006
Keywords
Teses Formação de adultos Educação Desenvolvimento curricular