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Grandes mentes pensam igual: qual o impacto da atenção do investidor no efeito de manada nos mercados da euronext?

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Dissertação_Catarina Silva (versão final).pdf778.39 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O efeito de manada é definido como a tendência dos indivíduos para imitar as decisões dos restantes, concordando ou não com o consenso do grupo. No entanto, quando um número significativo de indivíduos começa a prestar atenção e a procurar por mais informação, escolhas idênticas podem ser feitas e comportamentos de manada podem ser gerados, ainda que inadvertidamente. Esta dissertação tem como objetivo verificar se elevados níveis de atenção dos pequenos investidores incentivaram comportamentos de manada não intencionais em 4 mercados da Euronext (Bélgica, França, Países Baixos e Portugal), nos últimos 5 anos. Para tal, recorreu-se à metodologia sugerida por Wanidwaranan e Padungsaksawasdi (2022), utilizando o Google Search Volume Index como proxy para a atenção do investidor de retalho. Em termos gerais, não foram encontradas evidências de que estar mais atento tenha contribuído para promover comportamentos de manada não intencionais. Estas conclusões mantiveram-se mesmo durante a pandemia pela COVID-19 e nos períodos em que os mercados estiveram em alta ou em baixa. No entanto, Bélgica, França e Portugal surgem como exceções em determinados contextos, ao exibir uma relação positiva entre a atenção do investidor e o efeito de manada.
Herding behaviour is defined as the tendency of individuals to imitate the decisions of others, regardless of whether they agree with the group consensus. Nevertheless, when a significant number of individuals starts paying attention and seeking further information, identical choices can be made, and herd behaviour can be generated, albeit inadvertently. This dissertation seeks to ascertain whether high levels of attention from retail investors have promoted unintentional herd behaviour in 4 Euronext markets (Belgium, France, the Netherlands and Portugal), over the past 5 years. To achieve this, the methodology proposed by Wanidwaranan and Padungsaksawasdi (2022) was employed, applying Google Search Volume Index as a proxy for retail investor attention. Overall, no evidence was found that increased attention resulted in unintentional herd behaviour. This conclusion held even during the COVID-19 pandemic and in up or down periods in the market. However, there were exceptions, with Belgium, France and Portugal showing in certain contexts a positive relationship between investor attention and herd behaviour.

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Efeito de manada Atenção do investidor Google search volume index Euronext

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