Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-12"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Acidente vascular cerebral: fisiopatologia, consequências e abordagem farmacoterapêuticaPublication . Pires, Andreia Filipa Pontes; Silva, Isabel Maria Júlio da; Conceição, Jaime Manuel Guedes Morais daO acidente vascular cerebral é a doença neurológica aguda de maior relevância, devido à sua incidência, ao largo espetro de idades em que ocorre e à incapacidade que provoca. É considerado um problema de saúde pública, visto ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade no mundo, bem como a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. A fisiopatologia deste quadro clínico envolve uma complexa cascata de eventos que interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em isquemia ou hemorragia cerebral. O entendimento desses mecanismos é fundamental para a implementação de estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação da doença. O sobrevivente de um acidente vascular cerebral pode apresentar distúrbios cognitivos e comportamentais que resultam, frequentemente, num prognóstico funcional desfavorável. Estima-se que um terço dos sobreviventes possa desenvolver como consequência a longo prazo, comprometimento cognitivo e demência, especialmente em casos de acidente vascular cerebral recorrente. O tratamento de primeira linha para o acidente vascular cerebral isquémico é a trombólise intravenosa com alteplase, mas se este quadro for causado por oclusão de grandes vasos, recorre-se à trombectomia mecânica. No acidente vascular cerebral hemorrágico, são adotadas medidas de controlo da pressão arterial e pressão intracraniana e técnica de ventriculostomia. Na prevenção de novos eventos isquémicos, é instituída a dupla antiagregação (ácido acetilsalicílico e clopidogrel) durante 21 dias, seguido de monoterapia. A utilização de anticoagulantes orais é feita em pacientes com condições específicas, fibrilhação auricular, enquanto na prevenção de eventos hemorrágicos a mesma deve ser interrompida devido ao risco de aumento de hemorragia. Para além disso, utilizam-se agentes de reversão da anticoagulação. Para que tudo seja possível, é necessário haver uma monitorização da terapêutica por parte dos profissionais de saúde, nomeadamente o farmacêutico, que desempenha um papel integral no cuidado de pacientes com acidente vascular cerebral.
- Farmacoterapia do cancro do pulmãoPublication . Eusébio, Nuno Mendonça; Conceição, Jaime Manuel Guedes Morais daAs doenças oncológicas são consideradas a segunda causa de morte em todo o mundo. Apresentando o cancro do pulmão, uma elevada taxa de mortalidade, que advém, principalmente, dos estilos de vida e de fatores ambientais e ocupacionais a que a população está exposta. Para além disso, a sintomatologia associada ao cancro do pulmão, surge de uma forma inespecífica e impercetível, levando a que sejam feitos diagnósticos tardios, quando já estão presentes metástases. Por essa razão, é importante que sejam realizados rastreios e diagnósticos precoces, para detetar precocemente o cancro do pulmão e, determinar qual o tratamento mais adequado à situação. O cancro do pulmão é dividido em dois tipos histológicos principais, sendo estes o cancro do pulmão de não pequenas células e o cancro do pulmão de pequenas células. Dentro destes dois, ainda são divididos em diferentes subtipos de acordo com o perfil molecular. Os algoritmos de tratamentos têm uma elevada complexidade devido ao facto de o cancro do pulmão apresentar uma grande heterogeneidade molecular. Os tratamentos disponíveis são locais, tal como a cirurgia e a radioterapia ou sistémicos, que podem ser a quimioterapia (p. ex., derivados da platina), imunoterapia (p. ex., anticorpos monoclonais) ou terapia direcionada (p. ex., inibidores da tirosina quinase). Devido à complexidade desta doença oncológica, é de realçar a necessidade urgente de se adquirir novas estratégias contra o cancro do pulmão, de forma a melhorar a sobrevida e a qualidade dos doentes.
- Gestão de stocks na farmácia comunitáriaPublication . Sousa, Ana Filipa Fiães; Fonte, Pedro Ricardo Martins Lopes daA crise económica em Portugal e as alterações legislativas que se fizeram sentir ao longo das últimas décadas vieram impactar de forma negativa o setor das farmácias comunitárias em Portugal. Num mercado cada vez mais competitivo e em que as exigências do público são cada vez maiores e mais seletivas, questões como garantir a fidelização dos utentes à farmácia, enquanto se garante a rentabilidade do negócio, são aspetos que assolam o farmacêutico comunitário, no seu dia a dia. A gestão de stocks surge assim no dia a dia do farmacêutico como uma tarefa fundamental para garantir a eficiência operacional, a satisfação dos utentes e a viabilidade financeira da farmácia. Uma boa gestão de stocks permite manter um equilíbrio favorável entre a procura e oferta de produtos de saúde, evitando ruturas de stock, associadas a uma má gestão, sem prejuízo para a saúde dos utentes. Um controlo adequado dos níveis de stock de forma cuidada, assegura a disponibilidade contínua de produtos essenciais, otimizando o atendimento ao cliente e assegurando uma melhoria continua na gestão dos recursos disponíveis. O farmacêutico no papel de gestor, assegura a coexistência e equilíbrio entre a parte económica/empresarial e a social/sanitária, assegurando a viabilidade financeira sem que seja descurada a ética profissional. A presente dissertação pretende realizar uma reflexão sob a importância da gestão de stocks na farmácia comunitária e o impacto que uma gestão otimizada tem no dia a dia da farmácia, iniciando-se com uma breve análise e caracterização do setor farmacêutico em Portugal, e de seguida, avaliando a importância da gestão de stocks, incidindo sob as dificuldades enfrentadas pelo farmacêutico no papel de gestor.
- O impacto da inteligência artificial na decisão do investidor: uma revisão sistemáticaPublication . Serafim, Marisa Ramos; Oliveira, Cristina Maria Pereira Viegas de; Fernandes, Sílvia da Conceição Pinto de BritoEste estudo investiga o impacto da inteligência artificial (IA) na tomada de decisão dos investidores financeiros, destacando o seu papel na transformação dos processos de avaliação de investimentos. A IA tem transformado o setor financeiro, com destaque para o processo de avaliação de investimentos. Este trabalho explora a aplicação da IA em diferentes aspetos do processo de tomada de decisão financeira, enfatiza como a análise preditiva, a personalização das estratégias e a gestão de risco são otimizadas através de sistemas inteligentes. Realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa sustentada por uma análise quantitativa de dados bibliométricos através de uma Revisão Sistemática da Literatura. Foi realizada uma análise bibliométrica utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus, com o auxílio do software VOSviewer. A pesquisa foca na verificação do papel da IA no processo de avaliação de investimentos, bem como na análise dos benefícios, desafios e oportunidades que a sua integração pode oferecer. Além de explorar a eficiência e precisão da IA, o estudo aborda como a tecnologia influencia comportamentos críticos na tomada de decisão, incluindo atitudes face ao risco e aversão à ambiguidade. Os resultados revelam que, apesar dos benefícios significativos na IA, existem desafios relacionados à complexidade tecnológica e à qualidade dos dados que precisam ser abordados para garantir a confiança dos investidores. Por fim, conclui-se que a IA não só melhora a eficiência e precisão das avaliações, mas também amplia o acesso a ferramentas avançadas, ressaltando a importância da regulamentação e da transparência no processo de tomada de decisão financeira.
- Hotelaria de luxo ligada ao vinhoPublication . Cabeça, Diana Raquel Fralda; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Serra, Manuel DionísioObjetivos: O propósito deste estudo é, por um lado, verificar se a investigação científica está a dar importância ao tema do aumento da procura por produtos e serviços de luxo ligados ao vinho, como é o caso da hotelaria de luxo, gastronomia e mais especificamente o enoturismo. Por outro lado, é verificar se a hotelaria de luxo ligada ao vinho tem uma presença ativa e eficiente na rede social Facebook. Metodologia: No primeiro estudo procedeu-se a uma análise bibliométrica, considerando as bases de dados científicas Scopus e Web of Science, utilizando palavras-chave que aludem à temática em estudo. Os dados foram tratados e inseridos no programa Biblioshiny para de seguida serem estudados através da avaliação de desempenho e mapeamento científico. No segundo estudo foi utilizado um modelo de análise que estuda as variáveis conteúdo, interatividade e visibilidade. No total foram analisadas páginas de 17 hotéis de luxo. A coleta de dados foi realizada através da plataforma Fanpage Karma, uma ferramenta online de análise e monitorização das redes socias. Resultados: Os resultados do primeiro estudo demonstram que houve um crescimento na produção científica nos últimos 10 anos, sendo mais evidente entre 2020 e 2023. Os países com mais publicações são os Estados Unidos da América, seguido por três países europeus. As publicações foram efetuadas em revistas maioritariamente de sustentabilidade, hospitalidade e turismo. Os resultados obtidos com o segundo estudo demonstram que a maior parte das publicações dos perfis foram publicações de fotografias e que com estas publicações se obtiveram mais reações entre os utilizadores. Originalidade: Ao nível da análise bibliométrica, é possível encontrar vários estudos com analises bibliométricas. No entanto nenhum referente ao tema em estudo. Existem também vários estudos de análises de páginas de hotéis nas redes sociais, a maioria da rede social Facebook. Mas nenhum estudo investigou especificamente os hotéis de luxo com ligação a vinhos.
- Mobility planning in edge assisted low power wide area networksPublication . Carvalho, Rodrigo Zuolo; Correia, Noélia Susana Costa; Al-Tam, FaroqEdge computing infrastructures are being integrated with Internet of Things (IoT) systems to facilitate time-critical applications. These systems often require data to be processed within a specific time window, so the edge becomes vital in developing reactive IoT applications with time restriction requirements. Although different architectural designs will always have advantages and disadvantages, mobile gateways are particularly relevant in enabling this integration with the edge, particularly in the context of wide-area networks with occasional data generation. In these scenarios, mobility planning is necessary, as aspects of the technology need to be aligned with the temporal needs of an application. This dissertation intersects machine learning techniques and mathematical models to establish a framework that solves the problem of mobility planning for LoRaWAN gateways when cooperating with edge system architectures. Throughout the pipeline for attaining this objective, some sideline contributions are yielded, such as machine learning agents to improve the Adaptive Data Rate (ADR) mechanism, mathematical models to estimate the gateways’ journey time, and machine learning agents that meet the constraints on valid data collection and delivery to edge systems. The nature of the problem at hand makes cutting-edge Deep Reinforcement Learning (DRL) techniques helpful in solving inherited issues, such as dealing with multiple dimensions in the action space while aiming for optimum system performance. This dissertation culminates in a novel scalable DRL model incorporating a pointer network (Ptr-Net) and an Actor-Critic (AC) algorithm to handle complex action spaces. The model synchronously determines the gateway location and visit time. Ultimately, the gateways can achieve a trajectory planning fulfilling all requirements while reducing latency and energy waste.
- Setor hoteleiro no Algarve: as questões de género associadas à sustentabilidadePublication . Kovatchki, Iolita Gueorguieva; Contreiras, JoaquimIgualdade de género não se trata apenas de um direito humano básico, mas também de uma base necessária para um mundo pacífico, próspero e sustentável. Nas últimas décadas temos vindo a assistir a cada vez mais progressos. Ainda assim, muitos são os desafios que as mulheres enfrentam só pelo facto de serem mulheres (ONU, s.d.). O objetivo geral deste trabalho é analisar a correlação entre o setor hoteleiro e sustentabilidade ao enfatizar a importância da igualdade de género para um futuro sustentável. Os objetivos específicos passam por identificar quais os obstáculos que as mulheres enfrentam quando se trata de progressão na carreia no mercado referido e compreender se os homens experienciam impedimentos semelhantes. Para atingir os objetivos alicerçou-se a componente teórica acerca da sustentabilidade e a teoria do Teto de Vidro, a uma componente prática, através de um questionário centrado na análise das opiniões acerca de diferentes fatores de perceção de igualdade de género de vários homens e mulheres que atualmente ocupam cargos de chefia em hotéis de 4 e 5 estrelas no Algarve, no qual participaram 41 indivíduos. Trata-se de uma investigação que analisa um tipo de discriminação que muitas vezes se manifesta de uma maneira mais subtil e quase invisível. Os resultados indicam que, apesar dos esforços para promover a igualdade de género, ainda há a presença de barreiras significativas que dificultam a ascensão das mulheres a cargos de liderança. Ainda que a maioria dos participantes tenha demonstrado através das suas respostas não percecionar a existência de um Teto de Vidro, foi possível observar a existência do mesmo ao fazer uma análise mais aprofundada, especialmente no que diz respeito às diferenças salariais, Este estudo visa contribuir para a compreensão das desigualdades de género no setor hoteleiro. Além disso, oferece informações pertinentes para as empresas que desejam promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.
- A decadência financeira e a gestão de resultados: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Cipriano, Rita Isabel Brázio; Coelho, Luís Miguel Serra; Peixinho, Rúben Miguel TorcatoEsta dissertação elabora uma revisão de literatura sobre a decadência financeira e a gestão de resultados, com o objetivo de: a) discutir o estado da arte e b) identificar as lacunas e os contributos que possam ser explorados e desenvolvidos em estudos futuros. A metodologia utilizada na realização deste trabalho permite reunir, analisar e sintetizar os resultados de diversas publicações relevantes sobre o tema. Os resultados obtidos revelam que existe uma relação positiva entre a gestão de resultados e a ocorrência de dificuldades financeiras nas empresas. Empresas em dificuldades financeiras recorrem frequentemente à manipulação de resultados, influenciadas por fatores como a estrutura de propriedade e a produtividade de marketing. Estratégias que equilibram ganhos de curto prazo com sustentabilidade a longo prazo demonstram melhores desempenhos financeiros. A governança corporativa e a remuneração dos gestores são cruciais para a estabilidade financeira, com a cobertura mediática atuando como um mecanismo de vigilância. A competência e independência dos auditores são essenciais para garantir práticas contabilísticas íntegras, e a ética na gestão e auditoria é fundamental para a qualidade dos relatórios financeiros. Estes elementos são determinantes para a transparência, a prevenção de fraudes e a sustentabilidade financeira das empresas. No entanto, os artigos selecionados reforçam a necessidade de investigações mais aprofundadas como, por exemplo, a importância de explorar como a incerteza da política económica e a governança corporativa influenciam a gestão de resultados em diferentes contextos. Outras áreas promissoras incluem o impacto do ciclo de vida das empresas na qualidade dos accruals discricionários, a relação entre tipos de endividamento e dificuldades financeiras, e a resposta de diferentes grupos de proprietários. Também vale a pena investigar a eficácia das novas tecnologias de auditoria e a influência das características demográficas dos CFOs na manipulação financeira. Estes temas podem oferecer uma compreensão mais profunda da relação entre dificuldades financeiras e gestão de resultados.
- Diferenças individuais na memória autobiográfica: desenvolvimento de uma versão em espanhol da escala “autobiographical recollection test” (art)Publication . Puente, Daniela Cristina Guevara; Faísca, Luís; Inácio, FilomenaAutobiographical Recollection Test (ART) é uma escala curta, de fácil aplicação, que foi desenvolvida por Berntsen et al. (2019) para medir quão bem as pessoas acreditam recordar eventos do seu passado. A criação desta escala visa medir diferenças individuais na capacidade de memória autobiográfica geral, sem a necessidade de recordar eventos autobiográficos específicos, enfatizando as características teorias da experiência de recordar. O presente estudo tem como objetivo proporcionar uma versão em Espanhol do ART, uma vez que atualmente não está disponível na língua espanhola, e avaliar as características psicométricas dessa versão, examinando a sua estrutura fatorial, a sua fiabilidade e a sua correlação com a escala Survey of Autobiographical Memory (SAM). A amostra utilizada no estudo incluiu 185 participantes de diferentes nacionalidades hispanofalantes, maioritariamente feminino (67%), com uma média etária de 41.8 anos (DP = 13.4). A análise da estrutura interna da versão espanhola do ART confirmou o modelo teórico original composto por sete fatores correlacionados. A análise da fiabilidade (alfa de Cronbach e estabilidade temporal) e da validade (convergente, discriminante e de construto) demostrou que as medidas destes sete fatores revelam características psicométricas excelentes, à exceção da dimensão “life story”, que apresentou maior fragilidade ao nível da consistência interna e da validade. Desta forma, a nova versão da ART disponibiliza um instrumento psicometricamente válido para avaliar e estudar a memória autobiográfica na comunidade hispanofalante nativa no mundo, que representa 6,2% da população mundial e é a quarta língua mais falada no mundo.
- Analysing the profile of tourists in four-and five-star hotels in the Algarve region: online reviews and ratingsPublication . Ferreira, Ana Margarida Oliveira; Correia, Marisol de Brito; Renda, Ana IsabelTema: O setor hoteleiro tem assistido a uma crescente transformação digital, em grande parte impulsionada pelo uso de plataformas de reserva e opinião, como o TripAdvisor, que permitem aos turistas compartilhar as suas experiências através de avaliações online. Estas, são uma fonte crucial de informação não só para os consumidores, mas também para os hoteleiros, que podem utilizá-las para compreender melhor o perfil e o comportamento dos seus clientes e melhorar o desempenho dos seus negócios. Este processo, é especialmente relevante na hotelaria de quatro e cinco estrelas, onde as expetativas dos clientes são mais elevadas. Além disso, sendo este setor altamente vulnerável a pandemias, que podem alterar de forma significativa o comportamento dos consumidores, a análise de avaliações online surge como uma poderosa ferramenta capaz de identificar as tendências do setor hoteleiro e as alterações no comportamento dos turistas durante estes períodos atípicos. Neste sentido, as informações provenientes das avaliações online devem ser aproveitadas por todos os hoteleiros, mas em especial por aqueles que operam em importantes destinos turísticos, como a região do Algarve - popular e importante destino turístico europeu, localizado em Portugal. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma as avaliações online publicadas em plataformas de reserva e opinião podem ser uma ferramenta útil para conhecer o perfil dos turistas e identificar o seu comportamento, na hotelaria de quatro e cinco estrelas. Tal finalidade originou as seguintes questões de pesquisa: 1) Qual o perfil dos turistas da hotelaria de quatro e cinco estrelas identificados nos estudos baseados em comentários online? 2) Que benefícios para os hoteleiros são identificados nos estudos, relativamente ao conhecimento dos turistas através da análise de comentários online? 3) Qual o comportamento dos turistas em hotéis de quatro e cinco estrelas da região do Algarve antes e durante a pandemia provocada pela doença COVID-19? 4) Será que o comportamento dos turistas em hotéis de quatro e cinco estrelas da região do Algarve se modificou com o aparecimento da pandemia de COVID-19? Com o propósito de alcançar este objetivo e responder às questões de pesquisa, o trabalho é conduzido em duas partes. Primeiramente, é realizada uma revisão sistemática da literatura com o intuito de verificar o estado da arte relativamente à definição do perfil dos turistas na hotelaria de quatro e cinco estrelas a partir de comentários online e, através das principais implicações de gestão apontadas nos estudos investigados, identificar os benefícios para os hoteleiros associados ao conhecimento dos seus clientes através das avaliações online. Seguidamente, é desenvolvido um estudo com o objetivo de identificar o comportamento dos turistas dos hotéis de quatro e cinco estrelas da região do Algarve, antes e durante a pandemia de COVID-19, através da análise de avaliações online, e averiguar possíveis alterações no comportamento destes hóspedes entre os dois períodos. A escolha da região do Algarve deve-se à sua popularidade e importância como destino turístico europeu. Metodologia: Uma vez que este trabalho se divide em duas partes, são adotadas duas metodologias distintas. Primeiramente, é conduzida a revisão sistemática da literatura, baseada nos estudos de Le et al. (2019) e de Oliveira et al. (2020), e repartida em cinco importantes etapas. Na primeira etapa são apresentados os objetivos e as questões de pesquisa, enunciadas anteriormente. Na segunda etapa é elaborado o protocolo de revisão, que inclui revistas com arbitragem científica publicadas entre 1 de janeiro de 2008 e 31 de maio de 2022, através de 19 palavras-chave relacionadas com o conteúdo partilhado pelos turistas e com o setor hoteleiro. A terceira etapa diz respeito à pesquisa da literatura, realizada em duas bases de dados, a Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) e a Web of Science (Wos). Perante um minucioso processo de seleção e análise aos documentos encontrados, aqueles capazes de responder às questões de pesquisa são submetidos à quarta etapa, respeitante ao levantamento da informação chave de cada artigo. Por último, na quinta etapa, são sintetizados os resultados dos artigos. Quanto à metodologia da segunda parte deste trabalho, esta prende-se pela extração de avaliações online partilhadas na plataforma do TripAdvisor, escritas nas línguas inglesa, portuguesa, espanhola, alemã e francesa, publicadas entre janeiro de 2018 e abril de 2023 e relativas a 93 hotéis de quatro e cinco estrelas da região do Algarve, presentes no Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos (RNET). Como complemento, os seguintes dados são ainda extraídos: localização dos hotéis e dos utilizadores; idioma dos comentários; data da estada; tipo de viajante; número de contribuições dos utilizadores e média das classificações. Depois da extração, os dados recolhidos passam por um processo de refinamento, para que a análise seja facilitada, e todos os comentários são traduzidos para a língua inglesa. Com a ajuda do software NVivo 14, são realizadas análises de sentimento e de frequência aos dados. Resultados: A revisão sistemática da literatura resultou na análise de 39 artigos, publicados entre os anos de 2013 e 2022, que possibilitaram responder às questões de pesquisa propostas. Desta forma, foi identificado o perfil dos turistas dos hotéis de quatro e cinco estrelas e verificado que o comportamento destes é influenciado pelo país de origem, o idioma dos comentários, o tipo de viajante e o motivo da viagem. Adicionalmente, foi observado que a categoria hoteleira afeta a experiência e as expetativas dos clientes e que os níveis de satisfação e as expetativas dos hóspedes para com os produtos e os serviços hoteleiros são maiores em hotéis de quatro e cinco estrelas. Por outro lado, através das principais implicações de gestão fornecidas pelos estudos considerados para esta revisão sistemática da literatura, foram sintetizados os benefícios para os hoteleiros, associados ao conhecimento dos seus clientes através da análise de avaliações online. A possibilidade de adequar e melhorar a oferta, acompanhar a mudança nas preferências dos clientes, prever comportamentos futuros, estabelecer a alocação ótima dos recursos financeiros e traçar estratégias eficazes de marketing e promoção, são alguns dos benefícios encontrados. Aproveitá-los, ajuda os profissionais da hotelaria a melhorar o desempenho dos seus negócios, possibilitando que a satisfação dos hóspedes seja alcançada. Relativamente ao segundo estudo, perante a análise de 17601 avaliações online de hotéis de quatro e cinco estrelas da região do Algarve, foi possível identificar o comportamento destes turistas antes e durante a pandemia e verificar que, apesar do volume de avaliações ter reduzido bastante com a pandemia, o comportamento dos turistas durante o período pandémico seguiu um padrão bastante semelhante àquele verificado no período anterior, com exceção dos resultados obtidos sobre o continente de origem dos turistas. Por outro lado, em ambos os períodos, os hotéis de quatro e cinco estrelas da região do Algarve foram avaliados positivamente pelos clientes. Implicações da investigação: Este trabalho fornece contributos teóricos e práticos capazes de ajudar todos os profissionais da hotelaria de quatro e cinco estrelas a compreenderem melhor o perfil dos clientes que frequentam estas categorias hoteleiras, podendo auxiliar na gestão dos seus negócios. Além disso, elucida os hoteleiros sobre os benefícios associados ao conhecimento dos seus clientes através da análise das avaliações online. Por outro lado, este trabalho também pode ajudar principalmente os profissionais da hotelaria de quatro e cinco estrelas que operam em hotéis da região do Algarve, ao permitir que estes entendam o comportamento dos hóspedes que se alojam em hotéis destas categorias, e permite fornecer aos profissionais da indústria hoteleira informações sobre como tirar proveito das avaliações online. Por fim, além de ser um contributo para a produção científica já existente sobre avaliações online, este estudo abre caminho para o desenvolvimento de futuras investigações complementares, por parte dos académicos, e atesta a importância da utilização de um software adequado para a recolha e análise de dados. Originalidade: Apesar da existência de vários artigos sobre avaliações online no setor hoteleiro, são poucos os estudos que se focam na hotelaria de quatro e cinco estrelas e ainda mais escassos os trabalhos que reúnem estudos sobre estas categorias hoteleiras com o propósito de estudar o perfil deste tipo de turistas. Além disso, embora alguns artigos analisem avaliações online referentes à hotelaria da região do Algarve, são raros os estudos que apresentam uma análise considerando a pandemia provocada pela doença COVID-19. Neste sentido, este estudo preenche essas lacunas de investigação, para além de sugerir implicações teóricas e práticas para académicos e profissionais da hotelaria de quatro e cinco estrelas.