Repository logo
 
Publication

Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarreira, S.
dc.contributor.authorMestre, Ana Paula Estrelo
dc.date.accessioned2015-10-08T14:04:27Z
dc.date.available2015-10-08T14:04:27Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.descriptionDissertação de mestrado, Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2011
dc.description.abstractO presente estudo tem dois objectivos principais: (i) conhecer as potencialidades do Trabalho de Projecto no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; e (ii) compreender a influência do ambiente de aprendizagem sobre o desenvolvimento de competências matemáticas nos alunos. Envolveu os alunos de uma turma do 6.º ano do ensino básico da qual sou professora. Para focar e contextualizar o problema, definiram-se as seguintes questões de investigação: (i) De que forma os alunos reagem a situações problemáticas da realidade no âmbito de um Trabalho de Projecto? (ii) Como é que a pedagogia do Trabalho de Projecto se reflecte nas aprendizagens dos alunos, em particular, no que respeita aos processos e artefactos (matemáticos e não matemáticos) envolvidos? Do ponto de vista metodológico, o trabalho segue uma abordagem de investigação qualitativa, de natureza interpretativa e de carácter descritivo, mais especificamente, assumindo os contornos de uma “experiência de ensino” (design experiment) por implicar uma investigação na própria prática. Os dados recolhidos em contexto de sala de aula são de natureza diversificada. As principais fontes consideradas foram a observação directa das aulas que incluiu a gravação em vídeo, questionários, entrevistas, recolha dos relatórios elaborados pelos alunos e outros documentos produzidos, e a realização de um diário de bordo. O quadro teórico apresenta conceitos e perspectivas que caracterizam o Trabalho de Projecto, a importância do ensino exploratório, as conexões matemáticas, os problemas reais e a modelação matemática no processo de ensino-aprendizagem. A pedagogia do trabalho de projecto envolveu a exploração de histórias com a matemática suportadas pela investigação de problemas reais e numa abordagem experimental. As principais conclusões do estudo permitem afirmar que o Trabalho de Projecto se reflectiu nas aprendizagens dos alunos: desenvolveram o espírito crítico; tornaram-se mais autónomos; mobilizaram os conhecimentos e estabelecerem conexões matemáticas o que contribuiu para o desenvolvimento da competência matemática.pt_PT
dc.identifier.tid202257630
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6872
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectConexões matemáticaspt_PT
dc.subjectCompetências matemáticaspt_PT
dc.subjectExperiência educativapt_PT
dc.titleHistórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_mestrado_AnaPaulaMestre.pdf
Size:
3.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: