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O apego ao lugar como determinante das intenções comportamentais no turismo: o caso do Alentejo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Antónia
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Manuel Gomes Mira
dc.date.accessioned2016-02-13T15:40:37Z
dc.date.available2016-02-13T15:40:37Z
dc.date.issued2015-09-18
dc.date.submitted2015
dc.descriptionTese de doutoramento, Turismo, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractA crescente competitividade dos destinos turísticos colocou na ordem do dia a fidelização e a retenção turística como um importante factor crítico para o sucesso e sustentabilidade dos mesmos (Chen & Phou, 2013; Prayag & Ryan, 2011). A fidelização dos clientes tornou-se uma variável central das estratégias de desenvolvimento e crescimento dos destinos turísticos. Este estudo analisa a relação turista/destino, atribuindo especial atenção à dimensão emocional dessa relação, através do conceito de apego ao lugar, na região do Alentejo. O enquadramento teórico para o estudo do comportamento do consumidor é suportado na Teoria da Acção Reflectida (Reasoned Action theory) / Teoria do Comportamento Planeado (theory of Planned Behavior) de Fishbein & Ajzen (1975, 1980) e na explicação da atitude através das suas três dimensões (cognitiva, afectiva e conativa). Para o efeito, propomos um modelo em que a componente afectiva (satisfação, confiança, apego e compromisso) desempenham o papel mediador chave entre a componente cognitiva e a componente conativa (intenções comportamentais). O modelo foi empiricamente testado através da aplicação de uma amostra de 814 questionários recolhidos em duas zonas distintas do Alentejo (Évora/interior e litoral). Para a realização do estudo foi aplicado um modelo de equações estruturais (MEE) utilizando o AMOS 21. Os resultados indicam que os factores emocionais (apego ao lugar) constituem o mais relevante preditor das intenções comportamentais (recomendação e revisita). Por outro lado, a imagem do destino e a confiança revelaram-se importantes antecedentes das relações de apego. As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que as relações emocionais entre os turistas e os destinos desempenham um relevante papel nas intenções comportamentais e que a confiança constitui o principal preditor das relações de apego entre o turista e o destino. Estes resultados empíricos sugerem que o reforço das principais dimensões da componente afectiva (satisfação, confiança e o apego) desempenha um relevante papel no comportamento futuro dos turistas.pt_PT
dc.identifier.tid101407068
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7681
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectDestinos turísticospt_PT
dc.subjectFidelizaçãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectEquações estruturaispt_PT
dc.titleO apego ao lugar como determinante das intenções comportamentais no turismo: o caso do Alentejopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Turismopt_PT

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