Repository logo
 
Publication

Importância da instrução e da demonstração na exploração das habilidades manipulativas de crianças em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, João
dc.contributor.advisorCorreia, Vanda
dc.contributor.authorEugénio, Jessica Filipa Coelho
dc.date.accessioned2019-05-22T10:26:08Z
dc.date.available2019-05-22T10:26:08Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractCom o presente estudo pretendemos verificar a importância da instrução e da demonstração na exploração de habilidades motoras em crianças em idade pré-escolar. Focámo-nos nas habilidades motoras manipulativas (HMM) e proporcionámos a exploração motora livre de um ginásio apenas com os seguintes materiais disponíveis: bolas e arcos afixados em espaldares. A manipulação da tarefa consistiu na realização de um episódio de instrução e de um episódio de demonstração que visavam guiar as crianças para determinadas possibilidades de exploração dos materiais disponibilizados. Ambos os episódios foram dirigidos do mesmo modo a todas as crianças e seguidos de um período de exploração motora livre. Participaram neste estudo treze crianças de ambos os sexos, sendo oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. (M = 4,54 anos; DP=1,01anos). O comportamento das crianças foi analisado antes e após os episódios de instrução e demonstração referidos. Embora se tenham verificado diversos comportamentos exploratórios, os resultados revelaram que as HMM sugeridas pela investigadora apenas sofreram um aumento após o momento de instrução. No que respeita ao período após a demonstração, foi possível constatar que as HMM sugeridas diminuíram. Não obstante estes resultados, devidamente interpretados à luz de literatura recente na área, a presente investigação permitiu reforçar a não-linearidade do processo de aprendizagem motora e a necessidade de uma adequada manipulação de constrangimentos da tarefa (neste caso da instrução e demonstração) visando a promoção de comportamentos motores exploratórios funcionais em crianças da educação pré-escolar.pt_PT
dc.identifier.tid202244881pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12547
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHabilidades motoras manipulativaspt_PT
dc.subjectAffordancept_PT
dc.subjectInstruçãopt_PT
dc.subjectDemonstraçãopt_PT
dc.titleImportância da instrução e da demonstração na exploração das habilidades manipulativas de crianças em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioPES-Jessica 23.01.19_versão final- JC.pdf
Size:
890.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: