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Importância da instrução e da demonstração na exploração das habilidades manipulativas de crianças em educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, João | |
dc.contributor.advisor | Correia, Vanda | |
dc.contributor.author | Eugénio, Jessica Filipa Coelho | |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T10:26:08Z | |
dc.date.available | 2019-05-22T10:26:08Z | |
dc.date.issued | 2018-12-17 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Com o presente estudo pretendemos verificar a importância da instrução e da demonstração na exploração de habilidades motoras em crianças em idade pré-escolar. Focámo-nos nas habilidades motoras manipulativas (HMM) e proporcionámos a exploração motora livre de um ginásio apenas com os seguintes materiais disponíveis: bolas e arcos afixados em espaldares. A manipulação da tarefa consistiu na realização de um episódio de instrução e de um episódio de demonstração que visavam guiar as crianças para determinadas possibilidades de exploração dos materiais disponibilizados. Ambos os episódios foram dirigidos do mesmo modo a todas as crianças e seguidos de um período de exploração motora livre. Participaram neste estudo treze crianças de ambos os sexos, sendo oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. (M = 4,54 anos; DP=1,01anos). O comportamento das crianças foi analisado antes e após os episódios de instrução e demonstração referidos. Embora se tenham verificado diversos comportamentos exploratórios, os resultados revelaram que as HMM sugeridas pela investigadora apenas sofreram um aumento após o momento de instrução. No que respeita ao período após a demonstração, foi possível constatar que as HMM sugeridas diminuíram. Não obstante estes resultados, devidamente interpretados à luz de literatura recente na área, a presente investigação permitiu reforçar a não-linearidade do processo de aprendizagem motora e a necessidade de uma adequada manipulação de constrangimentos da tarefa (neste caso da instrução e demonstração) visando a promoção de comportamentos motores exploratórios funcionais em crianças da educação pré-escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202244881 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12547 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Habilidades motoras manipulativas | pt_PT |
dc.subject | Affordance | pt_PT |
dc.subject | Instrução | pt_PT |
dc.subject | Demonstração | pt_PT |
dc.title | Importância da instrução e da demonstração na exploração das habilidades manipulativas de crianças em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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