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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo resume uma investigação realizada para compreender o processo de
inovação na hotelaria de qualidade através da acção dos chefes inovadores. Para o
efeito, utilizando um instrumento construído a partir da teoria dos constructos pessoais
de Kelly, inquiriram-se 519 empregados de 16 unidades hoteleiras do Algarve, de
quatro e cinco estrelas, tendo sido igualmente construídos os mapas perceptivos de 24
chefes inovadores e 6 não inovadores, a partir da análise factorial de correspondências
das entrevistas realizadas.
Os resultados salientaram as diferenças entre a forma como as chefias inovadoras
e não inovadoras são vistas pelos colaboradores e mostraram que a inovação tinha mais
probabilidades de emergir nos departamentos de back office, onde as contribuições do
cliente eram filtradas pelos colaboradores. Salientaram também que a inovação resulta
dos processos interactivos, ou seja dos processos de comunicação, formais e informais,
de aumentar os conhecimentos e melhorar as relações chefia – colaborador, levando
todos os actores a dar atenção aos pequenos detalhes e a investir nos processos
reflexivos que permitem a melhoria contínua e a inovação.
Description
Keywords
Líder inovador Inovação na hotelaria Competências decisionais Competências relacionais Interaccionismo simbólico