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Abstract(s)
O presente estudo teve como principal objetivo investigar a relação entre capacidades musicais, processamento fonológico (consciência fonológica e memória de trabalho verbal) e desempenho na leitura em crianças do primeiro e segundo ano de escolaridade bem como se a relação entre capacidades musicais e leitura é mediada pela consciência fonológica.
Fizeram parte da amostra total do estudo 34 crianças do primeiro e do segundo ano de escolaridade, sendo 13 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 8 anos. Para avaliar as funções cognitivas foram aplicadas provas de inteligência não-verbal, capacidades musicais, consciência fonológica implícita e explícita, deleção de fonemas, leitura de palavras e pseudopalavras e memória de trabalho verbal.
Os resultados revelaram que a consciência fonológica e a leitura de um modo geral correlacionam-se mais com as tarefas rítmicas do que com as tarefas melódicas avaliadas. Assim, a capacidade musical (mais concretamente a produção rítmica) correlaciona-se de forma positiva e significativa com a consciência fonológica e com a leitura. Pode dizer-se ainda que o desempenho rítmico prediz a capacidade de leitura mesmo quando a influência da consciência fonológica é removida, no entanto esse efeito torna-se menos significativo quando a variável consciência fonológica é tida em conta. Neste sentido, as capacidades musicais contribuem para o desempenho da leitura por si só, no entanto, as capacidades musicais podem precisar de mecanismos auditivos comuns aos da consciência fonológica que são também necessários para a leitura.
Description
Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Neuropsicologia Música Capacidades Ritmos Fonologia Leitura