Repository logo
 
Publication

Relações entre capacidades musicais, consciência fonológica e desempenho da leitura em crianças do 1º e 2º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFaísca, Luís
dc.contributor.authorGonçalves, Inês Isabel Parreira
dc.date.accessioned2016-02-10T15:09:19Z
dc.date.available2016-02-10T15:09:19Z
dc.date.issued2015-12-16
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo investigar a relação entre capacidades musicais, processamento fonológico (consciência fonológica e memória de trabalho verbal) e desempenho na leitura em crianças do primeiro e segundo ano de escolaridade bem como se a relação entre capacidades musicais e leitura é mediada pela consciência fonológica. Fizeram parte da amostra total do estudo 34 crianças do primeiro e do segundo ano de escolaridade, sendo 13 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 8 anos. Para avaliar as funções cognitivas foram aplicadas provas de inteligência não-verbal, capacidades musicais, consciência fonológica implícita e explícita, deleção de fonemas, leitura de palavras e pseudopalavras e memória de trabalho verbal. Os resultados revelaram que a consciência fonológica e a leitura de um modo geral correlacionam-se mais com as tarefas rítmicas do que com as tarefas melódicas avaliadas. Assim, a capacidade musical (mais concretamente a produção rítmica) correlaciona-se de forma positiva e significativa com a consciência fonológica e com a leitura. Pode dizer-se ainda que o desempenho rítmico prediz a capacidade de leitura mesmo quando a influência da consciência fonológica é removida, no entanto esse efeito torna-se menos significativo quando a variável consciência fonológica é tida em conta. Neste sentido, as capacidades musicais contribuem para o desempenho da leitura por si só, no entanto, as capacidades musicais podem precisar de mecanismos auditivos comuns aos da consciência fonológica que são também necessários para a leitura.pt_PT
dc.identifier.tid201077981pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7644
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNeuropsicologiapt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectCapacidadespt_PT
dc.subjectRitmospt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.titleRelações entre capacidades musicais, consciência fonológica e desempenho da leitura em crianças do 1º e 2º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relações entre Capacidades Musicais, Consciência Fonológica e Desempenho da Leitu_20151001155955395.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: