Publication
Relações entre capacidades musicais, consciência fonológica e desempenho da leitura em crianças do 1º e 2º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Faísca, Luís | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Inês Isabel Parreira | |
dc.date.accessioned | 2016-02-10T15:09:19Z | |
dc.date.available | 2016-02-10T15:09:19Z | |
dc.date.issued | 2015-12-16 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como principal objetivo investigar a relação entre capacidades musicais, processamento fonológico (consciência fonológica e memória de trabalho verbal) e desempenho na leitura em crianças do primeiro e segundo ano de escolaridade bem como se a relação entre capacidades musicais e leitura é mediada pela consciência fonológica. Fizeram parte da amostra total do estudo 34 crianças do primeiro e do segundo ano de escolaridade, sendo 13 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 8 anos. Para avaliar as funções cognitivas foram aplicadas provas de inteligência não-verbal, capacidades musicais, consciência fonológica implícita e explícita, deleção de fonemas, leitura de palavras e pseudopalavras e memória de trabalho verbal. Os resultados revelaram que a consciência fonológica e a leitura de um modo geral correlacionam-se mais com as tarefas rítmicas do que com as tarefas melódicas avaliadas. Assim, a capacidade musical (mais concretamente a produção rítmica) correlaciona-se de forma positiva e significativa com a consciência fonológica e com a leitura. Pode dizer-se ainda que o desempenho rítmico prediz a capacidade de leitura mesmo quando a influência da consciência fonológica é removida, no entanto esse efeito torna-se menos significativo quando a variável consciência fonológica é tida em conta. Neste sentido, as capacidades musicais contribuem para o desempenho da leitura por si só, no entanto, as capacidades musicais podem precisar de mecanismos auditivos comuns aos da consciência fonológica que são também necessários para a leitura. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201077981 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7644 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Capacidades | pt_PT |
dc.subject | Ritmos | pt_PT |
dc.subject | Fonologia | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | Relações entre capacidades musicais, consciência fonológica e desempenho da leitura em crianças do 1º e 2º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relações entre Capacidades Musicais, Consciência Fonológica e Desempenho da Leitu_20151001155955395.pdf
- Size:
- 1.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: