| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 758.71 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo enquadra-se no âmbito da Observação e Análise da Relação
Educativa e tem por objectivo estudar a influência do professor no gosto pela
Matemática nos alunos, com a finalidade de construir um instrumento de observação e
análise.
Este estudo divide-se em duas fases. A primeira é estruturada em torno da validação do
Modelo Explicativo Teórico e, consequentemente a construção do Modelo Emergente,
através da aplicação de um inquérito por questionário. Na segunda, realizada com base
na anterior, construiu-se um instrumento de Observação e Análise para a temática em
questão.
São vários os factores que influenciam os alunos no que refere às suas concepções,
crenças, atitudes e conhecimento da Matemática. O professor é um dos factores
principais que influencia o gosto por esta disciplina, e consequentemente pela sua
aprendizagem.
Como estratégia de investigação, optou-se por escolher um distrito e aplicar um
questionário aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, onde se pronunciaram sobre o
seu gosto pela Matemática, a aula desta disciplina e o estilo de ensino utilizado pelo
professor nestas aulas.
Description
Dissertação mest., Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Matemática Ensino Professor Aluno Aprendizagem Estilos de ensino Concepções
