Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência do professor no gosto pela Matemática nos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Marisa.pdf758.71 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo enquadra-se no âmbito da Observação e Análise da Relação Educativa e tem por objectivo estudar a influência do professor no gosto pela Matemática nos alunos, com a finalidade de construir um instrumento de observação e análise. Este estudo divide-se em duas fases. A primeira é estruturada em torno da validação do Modelo Explicativo Teórico e, consequentemente a construção do Modelo Emergente, através da aplicação de um inquérito por questionário. Na segunda, realizada com base na anterior, construiu-se um instrumento de Observação e Análise para a temática em questão. São vários os factores que influenciam os alunos no que refere às suas concepções, crenças, atitudes e conhecimento da Matemática. O professor é um dos factores principais que influencia o gosto por esta disciplina, e consequentemente pela sua aprendizagem. Como estratégia de investigação, optou-se por escolher um distrito e aplicar um questionário aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, onde se pronunciaram sobre o seu gosto pela Matemática, a aula desta disciplina e o estilo de ensino utilizado pelo professor nestas aulas.

Description

Dissertação mest., Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007

Keywords

Teses Matemática Ensino Professor Aluno Aprendizagem Estilos de ensino Concepções

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License