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A interação familiar, autoconceito, competências sociais e sua relação com o desempenho académico em adolescentes

dc.contributor.advisorGuimarães, Ana Sofia
dc.contributor.advisorNunes, Cristina
dc.contributor.authorCarrilho, Glaucied Pereira Campos
dc.date.accessioned2014-02-21T14:30:48Z
dc.date.available2014-02-21T14:30:48Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractA literatura tem evidenciado que um autoconceito positivo é fundamental para a adequação psicossocial do indivíduo de forma geral, e em particular no rendimento académico dos alunos. O autoconceito é a forma como o individuo se avalia, com base na construção da qualidade das relações familiares e sociais, nomeadamente na perceção de suas competências em comparação com os seus pares. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre autoconceito, competências sociais, relação familiar e desempenho académico dos adolescentes. A fim de investigar estas possíveis relações, pediu-se a 188 alunos do 7º, 8º e 9º ano de uma Escola na região do Algarve, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos (M = 13.3) que preenchem-se os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Escala de Perceção da Relação com a Família (Peixoto, 1999); Escala de Avaliação da Competência Social (Gresham & Elliot, 1990), versão do aluno, e a Escala de Perceção dos Adolescentes sobre si mesmo (Harter, 1985). Os resultados indicam que existe uma relação positiva entre autoconceito e rendimento académico, nomeadamente quando se trata do autoconceito académico, atitude comportamental e autoestima. Também a perceção da relação com a família apresenta correlações positivas significativas com o rendimento académico, demonstrado a importância da relação familiar. No entanto, ao nível das competências sociais, não foram encontradas correlações significativas com o rendimento académico para a maior parte das dimensões. No que diz respeito às relações entre competências sociais, relação familiar e autoconceito, verificaram-se correlações positivas entre estas três variáveis demonstrando que o autoconceito, tal como descrito na literatura, tem uma relação recíproca quer com as competências sociais quer com a relação familiar. Assim, pode-se concluir que as variáveis estudadas apresentam uma relação dinâmica e complexa entre si que interfere com o desenvolvimento e sucesso académico do adolescente, sendo essencial uma intervenção que contemple os diversos contextos de socialização e que promova o treino de competências sociais e o desenvolvimento de um autoconceito positivo.por
dc.identifier.tid202346161
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3488
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPsicologia da educação
dc.subjectAdolescência
dc.subjectAutoconceito
dc.subjectCompetências sociais
dc.subjectFamília
dc.subjectRendimento académico
dc.subjectEscola
dc.subjectSocialização
dc.titleA interação familiar, autoconceito, competências sociais e sua relação com o desempenho académico em adolescentespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

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