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A interação familiar, autoconceito, competências sociais e sua relação com o desempenho académico em adolescentes
dc.contributor.advisor | Guimarães, Ana Sofia | |
dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
dc.contributor.author | Carrilho, Glaucied Pereira Campos | |
dc.date.accessioned | 2014-02-21T14:30:48Z | |
dc.date.available | 2014-02-21T14:30:48Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | A literatura tem evidenciado que um autoconceito positivo é fundamental para a adequação psicossocial do indivíduo de forma geral, e em particular no rendimento académico dos alunos. O autoconceito é a forma como o individuo se avalia, com base na construção da qualidade das relações familiares e sociais, nomeadamente na perceção de suas competências em comparação com os seus pares. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre autoconceito, competências sociais, relação familiar e desempenho académico dos adolescentes. A fim de investigar estas possíveis relações, pediu-se a 188 alunos do 7º, 8º e 9º ano de uma Escola na região do Algarve, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos (M = 13.3) que preenchem-se os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Escala de Perceção da Relação com a Família (Peixoto, 1999); Escala de Avaliação da Competência Social (Gresham & Elliot, 1990), versão do aluno, e a Escala de Perceção dos Adolescentes sobre si mesmo (Harter, 1985). Os resultados indicam que existe uma relação positiva entre autoconceito e rendimento académico, nomeadamente quando se trata do autoconceito académico, atitude comportamental e autoestima. Também a perceção da relação com a família apresenta correlações positivas significativas com o rendimento académico, demonstrado a importância da relação familiar. No entanto, ao nível das competências sociais, não foram encontradas correlações significativas com o rendimento académico para a maior parte das dimensões. No que diz respeito às relações entre competências sociais, relação familiar e autoconceito, verificaram-se correlações positivas entre estas três variáveis demonstrando que o autoconceito, tal como descrito na literatura, tem uma relação recíproca quer com as competências sociais quer com a relação familiar. Assim, pode-se concluir que as variáveis estudadas apresentam uma relação dinâmica e complexa entre si que interfere com o desenvolvimento e sucesso académico do adolescente, sendo essencial uma intervenção que contemple os diversos contextos de socialização e que promova o treino de competências sociais e o desenvolvimento de um autoconceito positivo. | por |
dc.identifier.tid | 202346161 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3488 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Psicologia da educação | |
dc.subject | Adolescência | |
dc.subject | Autoconceito | |
dc.subject | Competências sociais | |
dc.subject | Família | |
dc.subject | Rendimento académico | |
dc.subject | Escola | |
dc.subject | Socialização | |
dc.title | A interação familiar, autoconceito, competências sociais e sua relação com o desempenho académico em adolescentes | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |