Repository logo
 
Publication

Acompanhamento da inclusão socioeducativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Maria Leonor
dc.contributor.authorRamos, Tatiana Teixeira
dc.date.accessioned2018-06-22T15:18:26Z
dc.date.available2018-06-22T15:18:26Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório descreve todo o trabalho realizado no âmbito do estágio curricular desenvolvido na Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (UEEA) de uma Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Algarve, cujo objetivo passou por acompanhar e auxiliar alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) na sua inclusão escolar, social e educativa. No decorrer do estágio curricular, o trabalho desenvolvido contemplou a participação em reuniões do Departamento de Educação Especial, o planeamento, acompanhamento e colaboração na elaboração e desenvolvimento de todas as atividades previstas pela escola e pelo Departamento de Educação Especial, bem como a estruturação e planeamento de uma atividade organizada por mim. No que se refere ao trabalho investigativo, este focou-se num estudo de caso de um jovem em idade escolar, diagnosticado com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), e teve como objetivo estudar e descrever o trabalho realizado para a promoção da sua autonomia. Para concretizar este trabalho, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, e a técnicas como a análise documental, observação direta e participante e a duas entrevistas semiestruturadas presenciais, uma à docente de Educação Especial e outra aos pais/encarregados de educação do aluno em estudo, assim como foram planeadas e realizadas diversas atividades, de acordo com os objetivos definidos para o mesmo. Neste sentido, a intervenção foi efetuada com o propósito de compreender de que forma a escola promove o desenvolvimento da autonomia num aluno com PEA, sendo que, para tal, foram desenvolvidas atividades estimuladoras e propícias ao seu progresso. O estudo realizado permitiu compreender o papel e a forma como a escola promove o desenvolvimento da autonomia num aluno com PEA, nomeadamente, ao nível da socialização, higiene e alimentação. Para tal, foram desenvolvidas diversas atividades, para e com o aluno, recorrendo a metodologias e estratégias interventivas adequadas às suas necessidades. Não se tratando de um estudo longitudinal que permita acompanhar a evolução do aluno, foi, no entanto, possível inferir, através dos resultados e do acompanhamento, a existência de uma evolução positiva dos domínios referidos.pt_PT
dc.identifier.tid201931044pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10711
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectUnidade de ensino estruturadopt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismopt_PT
dc.titleAcompanhamento da inclusão socioeducativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO-FINAL.pdf
Size:
3.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: