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Antecedentes e consequências da motivação dos colaboradores no setor hoteleiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSemedo, Ana Suzete Dias
dc.contributor.authorCanão, Patrícia Vagos Dias
dc.date.accessioned2022-08-05T14:05:14Z
dc.date.available2022-08-05T14:05:14Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.description.abstractOs recursos humanos (RH) são o grande fator diferenciador e essencial das empresas de serviços. As políticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) deverão regular os comportamentos individuais, proporcionando a manutenção de bons níveis de Motivação que, por seu turno têm impacto comprovadamente relevante nos resultados operacionais das organizações. Torna-se indispensável o estudo da Motivação, dos factores que a condicionam, bem como das suas implicações nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. Neste sentido, o propósito deste estudo foi entender os antecedentes e as consequências da Motivação dos colaboradores no setor hoteleiro. Mais especificamente, analisar alguns dos principais factores que se relacionam com os níveis de Motivação, nomeadamente o Sistema de Recompensas, as Percepções de Justiça Organizacional, o Engagement, as Intenções de Turnover e os Comportamentos Contraprodutivos. A investigação empírica, de carácter quantitativo, contou com a participação através de inquérito por questionário de uma amostra de 313 colaboradores hoteleiros Portugueses. Com base nestes dados foram feitos testes à correlação e regressão entre as variáveis em estudo. Relativamente aos antecedentes, os principais resultados sugerem que existem relações positivas e significativas entre o Sistema de Recompensas e a Motivação, bem como entre as dimensões Distributiva e Interpessoal das Percepções de Justiça Organizacional e a Motivação dos colaboradores. Os resultados mostraram ainda que a Motivação dos colaboradores apresenta implicações positivas no Engagement e, negativas, nas Intenções de Turnover e nos Comportamentos Contraprodutivos. Apesar das limitações do estudo, a evidência empírica alcançada preconiza que políticas e práticas exequíveis e adaptadas de GRH nas organizações hoteleiras têm um grande impacto na Motivação dos seus colaboradores e, por conseguinte, em menores níveis de intenções de abandono e de comportamentos desviantes na organização. Os principais contributos desta investigação têm implicações ao nível da percepção da importância da Motivação na evolução empresarial e, a nível prático, na GRH repercutindo se, consequentemente, a nível social e económico.pt_PT
dc.description.abstractHuman resources are the biggest differentiating and essential factor in service companies. Human Resources Management (HRM) policies should regulate individual behaviours, providing good levels of Motivation, which in turn have a proven impact on the organizations operational results. It is indispensable study Motivation, the factors that may condition it, as well the implications in employees attitudes and behaviours. In this direction, the purpose of this study was to understand the antecedents and consequences of employees Motivation in the hospitality industry. More specifically, to analyse some of the main factors that are related to motivation levels, particularly the Rewards System, Organizational Justice Perceptions, Engagement, Turnover Intentions and Counterproductive Behaviours. The empirical research, of quantitative character, counted on the participation through a questionnaire survey of a sample of 313 Portuguese hotel employees. Based on this data, correlation and regression testing and analyses were performed between the variables under study. Regarding the antecedents, the main results suggest that there are positive and significant relationships between Reward Systems and Motivation, as well as between two dimensions of Organizational Justice Perceptions and the employees Motivation. The results also showed that employees motivation has positive implications on Engagement, and negative implications on Turnover Intentions and Counterproductive Behaviours. Despite the study limitations, the empirical evidence suggests that feasible and adapted HRM policies and practices in hotel organizations have a great impact on employees Motivation and, consequently, on lower levels of intentions to quit and deviant behaviours within the organization. The main contributions of this research have implications for the perception of the Motivation importance in business evolution and, at a practical level, in HRM also with consequent repercussions at social and economic levels.pt_PT
dc.identifier.tid202914046pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18162
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSistema de recompensaspt_PT
dc.subjectPerceção de justiça organizacionalpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectIntenções de turnoverpt_PT
dc.subjectComportamentos contraprodutivospt_PT
dc.titleAntecedentes e consequências da motivação dos colaboradores no setor hoteleiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão Hoteleirapt_PT

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