Publication
Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Simonot, Catherine Marie | |
| dc.contributor.advisor | Horta, Helena Martins da Cruz | |
| dc.contributor.author | Favinha, Sónia Margarida da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-22T13:48:46Z | |
| dc.date.available | 2016-04-22T13:48:46Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | Atualmente, em Portugal, existem muitas crianças estrangeiras, ou filhos de pais estrangeiros, a frequentar a educação pré-escolar. Essas crianças convivem quotidianamente com, pelo menos, duas línguas (a língua portuguesa e a sua língua de origem). Este estudo surge, assim, numa sociedade multicultural e assume-se como uma investigação de carácter qualitativo, descritivo e interpretativo, cujo objetivo geral é perceber quais as estratégias utilizadas por três Educadoras de Infância (a trabalhar na mesma instituição) e quais as estratégias que melhores resultados apresentam no desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras. Assume-se ainda como uma investigação isolada no tempo e no espaço, na qual os dados foram recolhidos recorrendo a entrevistas de carácter semidiretivo às Educadoras de Infância atrás referidas. Segundo os dados obtidos, as Educadoras entrevistadas parecem trabalhar de modo intuitivo no desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras. Verificámos que apenas uma das entrevistadas utiliza estratégias de desenvolvimento da oralidade diversificadas e diferentes com as crianças estrangeiras. No que diz respeito à abordagem à escrita, as estratégias utilizadas pelas Educadoras, com as crianças estrangeiras, são exatamente as mesmas que utilizam com as crianças portuguesas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202208516 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8059 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Oralidade | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
| dc.subject | Escrita | pt_PT |
| dc.subject | Crianças | pt_PT |
| dc.subject | Língua estrangeira | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação e Comunicação. Universidade do Algarve | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
