Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimonot, Catherine Marie
dc.contributor.advisorHorta, Helena Martins da Cruz
dc.contributor.authorFavinha, Sónia Margarida da Silva
dc.date.accessioned2016-04-22T13:48:46Z
dc.date.available2016-04-22T13:48:46Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractAtualmente, em Portugal, existem muitas crianças estrangeiras, ou filhos de pais estrangeiros, a frequentar a educação pré-escolar. Essas crianças convivem quotidianamente com, pelo menos, duas línguas (a língua portuguesa e a sua língua de origem). Este estudo surge, assim, numa sociedade multicultural e assume-se como uma investigação de carácter qualitativo, descritivo e interpretativo, cujo objetivo geral é perceber quais as estratégias utilizadas por três Educadoras de Infância (a trabalhar na mesma instituição) e quais as estratégias que melhores resultados apresentam no desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras. Assume-se ainda como uma investigação isolada no tempo e no espaço, na qual os dados foram recolhidos recorrendo a entrevistas de carácter semidiretivo às Educadoras de Infância atrás referidas. Segundo os dados obtidos, as Educadoras entrevistadas parecem trabalhar de modo intuitivo no desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras. Verificámos que apenas uma das entrevistadas utiliza estratégias de desenvolvimento da oralidade diversificadas e diferentes com as crianças estrangeiras. No que diz respeito à abordagem à escrita, as estratégias utilizadas pelas Educadoras, com as crianças estrangeiras, são exatamente as mesmas que utilizam com as crianças portuguesas.pt_PT
dc.identifier.tid202208516
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8059
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectOralidadept_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.titleDesenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação e Comunicação. Universidade do Algarve
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório MEPE.pdf
Size:
978.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: