Repository logo
 
Publication

O estudo das funções com as F-Tools: o conceito F-Tool

dc.contributor.advisorConceição, Ana
dc.contributor.authorSilva, Cátia Milena Almeida
dc.date.accessioned2014-10-15T13:40:04Z
dc.date.available2014-10-15T13:40:04Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente relatório, orientado pela Doutora Ana Conceição, foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Algarve (UAlg). Apresento uma breve caraterização das escolas, dos orientadores cooperantes e das turmas. Menciono as aulas assistidas e as aulas lecionadas com a supervisão da orientadora e relato os trabalhos desenvolvidos em cada escola. Dedico um capítulo à importância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem pois, na minha opinião, na formação atual de qualquer professor deve ser tido em conta o uso de tecnologias em sala de aula. Partilhando a minha orientadora da mesma opinião, colocou-me um desafio: a criação de um software educacional com recurso ao sistema de álgebra computacional Mathematica, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática (em particular, no estudo das funções reais de variável real). Aceitei de imediato e, juntamente com a Dra. Cristina Simão e o Dr. José Pereira, iniciamos um projeto inovador na área de ensino, posteriormente distinguido com o prémio Timberlake1. Neste relatório apresento o conceito F-Tool2, isto é, ferramentas de ensino visuais, dinâmicas e interativas que permitem explorar de uma forma inovadora alguns dos principais conceitos nas áreas de Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial, nos níveis básico, secundário e universitário. O conceito F-Tool foi utilizado nas aulas que lecionei em regime de par pedagógico com a Dra. Cristina Simão. Devido à sua importância na minha PES, ficou claro que o tema do meu relatório teria de ter uma referência explícita ao estudo das funções com as F-Tool. Reflito ainda sobre os seminários que apresentei na UAlg, no âmbito da PES, e apresento uma reflexão final de toda a Prática de Ensino Supervisionada.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5329
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectEnsino básico (3º ciclo)por
dc.titleO estudo das funções com as F-Tools: o conceito F-Toolpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologiapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 19
No Thumbnail Available
Name:
relatorio pronto.pdf
Size:
2.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo I Teste Diagnóstico.pdf
Size:
145.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo II Critérios de Avaliação.pdf
Size:
164.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo III Ficha de Autoavaliação.pdf
Size:
115.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo IV Ficha de Avaliação 1.pdf
Size:
441.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: