Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O pensamento logoteórico no ambiente laboral: percepção de estudantes do ensino superior sobre gestão, o sentido da vida e o bem-estar no ambiente de trabalho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE_PABLO_AQUINO.pdf2.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta tese doutoral examina a relação entre o sentido de vida e o bem-estar psicológico de acadêmicos envolvidos em Empresas Juniores (EJs) no Brasil. Dividida em duas partes, a pesquisa inicia com uma base teórica que explora a logoteoria de Viktor Frankl e as cinco disciplinas de Peter Senge, destacando suas aplicações no contexto organizacional e do trabalho, traça conexões entre a logoteoria e as disciplinas de Senge, identificando congruências conceituais, estabelece as bases conceituais e as convergências entre essas abordagens teóricas e apresenta os aspetos históricos, conceituais e estruturais do Movimento de Empresas Juniores (EJs). Na segunda parte, a pesquisa envolve a validação do instrumento IBEPT25-BR e estudos empíricos sobre a busca e a presença de sentido de vida e seu impacto no bem-estar psicológico dos acadêmicos em EJs. Esses estudos revelam percepções significativas sobre o bem-estar psicológico e fornecem uma ferramenta confiável para medir o bem-estar psicológico no ambiente de trabalho no Brasil. Os resultados desses estudos oferecem insights sobre a percepção de bem-estar psicológico dos acadêmicos envolvidos em EJs e fornecem recomendações práticas que podem ser úteis para gestores de EJs, educadores e empresas sêniores que colaboram com estudantes. Este trabalho contribui para o avanço da psicologia organizacional ao destacar a importância do sentido de vida e do bem-estar psicológico no contexto das organizações, promovendo perspectivas teóricas sólidas e aplicações práticas relevantes para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e motivadores.
This doctoral thesis examines the relationship between meaning in life and the psychological well-being of academics involved in Junior Enterprises (JEs) in Brazil. Divided into two parts, the research begins with a theoretical basis that explores Viktor Frankl's logotheory and Peter Senge's five disciplines, highlighting their applications in the organizational and work context, traces connections between logotheory and Senge's disciplines, identifying congruencies conceptual, establishes the conceptual bases and convergences between these theoretical approaches and presents the historical, conceptual and structural aspects of the Junior Enterprise Movement (JEM). In the second part, the research involves the validation of the IBEPT25-BR instrument and empirical studies on the search and presence of meaning in life and its impact on the psychological well-being of students in JEs. These studies reveal significant insights into psychological well-being and provide a reliable tool for measuring psychological well-being in the workplace in Brazil. The results of these studies offer insights into the perceived psychological well-being of academics involved in JEs and provide practical recommendations that may be useful for JE managers, educators and senior companies that collaborate with students. This work contributes to the advancement of organizational psychology by highlighting the importance of meaning in life and psychological well-being in the context of organizations, promoting solid theoretical perspectives and relevant practical applications to create healthier and more motivating work environments.

Description

Keywords

Sentido da Vida Empresas Juniores Bem-estar Psicológico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License