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Authors
Abstract(s)
Na presente dissertação discute-se a problemática dos tratamentos médicos na área turística. O principal objetivo da investigação foi perceber qual a situação da região algarvia face a este novo complemento ao setor do turismo e a viabilidade de uma aposta neste setor por parte das unidades hoteleiras, hospitalares e entidades responsáveis pela promoção do setor do turismo na região.
Da investigação empírica conclui-se que o turismo médico em Portugal e, em particular no Algarve, está agora a dar os primeiros passos. Não é por acaso que só agora, com a Revisão do Plano Estratégico Nacional para o Turismo 2013-2015, divulgado em setembro de 2012, o produto emergente do turismo médico configura como uma das apostas que deverá ser efetuada na região do Algarve. Por este motivo, é necessário perceber como se pode potenciar o emergir deste novo produto.
Os resultados obtidos permitiram fazer uma caracterização do turismo médico, das suas necessidades e dos aspetos a ter em consideração para fazer a aposta neste novo produto na região do Algarve.
A investigação revelou o seguinte:
Existem unidades hospitalares privadas, que há vários anos decidiram fazer uma aposta por si só no turismo médico;
Existem unidades hoteleiras, que percebem a necessidade de fazer esta aposta, mas que ainda não estão totalmente preparadas para receber os turistas provenientes deste produto;
Há uma deficiente comunicação/divulgação da infraestrutura existente na área médica e na promoção conjunta do turismo médico na região;
Há necessidade de maior articulação entre todos os intervenientes nesta área.
O turismo médico poderá ser um produto complementar ao turismo de «sol e praia» já existente e bem implementado na região. Não deve ser encarado como um substituto de todos os produtos já existentes, mas sim como um complemento, pois só desta forma se
poderá afirmar no contexto internacional. É na sequência destas conclusões, que se apresenta esta análise da procura e oferta existente no Algarve.
Description
Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2012