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Contributos do programa SAFER na prevenção do bullying: Impactos no clima escolar e na perceção do estudante como agressor, vítima e/ou testemunha

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Dissertação DianaCorreia65470.pdf905.47 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Iniciamos o nosso trabalho com a apresentação do conceito de bullying, distinguindo-o, no seu significado, de outras formas e fenómenos de violência. De seguida apresentamos as perspetivas teóricas associadas a vários tipos de bullying, concluindo-se a componente do estado da arte com a apresentação de fatores de risco que neste processo do bullying podem desencadear diversas consequências. O acrónimo SAFER significa “Social Competences and Fundamental Rights for preventing bullying”, e o objetivo geral deste estudo, e do trabalho com o projeto, consiste em ampliar o conhecimento deste fenómeno que por parte de diversos intervenientes quando nos referimos aos contextos escolar: estudantes, pais/encarregados, professores, psicólogos, trabalhadores não docentes e outros membros da comunidade. Procurámos, com este projeto de intervenção e inerente estudo, aumentar a capacidade de identificação dos acontecimentos tidos como forma de bullying, por parte dos diversos intervenientes; criar condições favoráveis a uma melhor prevenção em contexto escolar; adotar comportamentos e/ou saibamos agir quando existem situações desta natureza. O objetivo principal consiste em verificar os contributos da intervenção psicológica na dimensão do contexto escolar e na perceção da vítima, do agressor e da testemunha, bem como a incidência do bullying nestas mesmas dimensões. Na recolha de dados aplicámos o questionário SAFER, mas neste estudo cingimos a nossa análise à avaliação do clima escolar e à perceção do agressor/vítima/testemunha. Utilizamos a um desenho metodológico quasi-experimental, e apresentamos os resultados com estatística descritiva, correlacional e inferencial para que se pudesse analisar as relações entre os construtos e da sua variância de resultados, em função da idade, género, ano de escolaridade e instituição educacional em que estudam. Os resultados obtidos sugerem que na dimensão do bullying, os participantes percecionam-se mais como vítimas e/ou testemunhas, o que nos leva a admitir que possam ter ocorrido mais agressões no período em que decorreu a intervenção, bem como possam ter mudado a perspetiva do que seja atos de bullying. Na dimensão do clima escolar existe uma associação positiva entre suporte de professores, interação positiva entre pares e apoio multicultural, mostrando assim que existe um bom relacionamento e cooperação entre professores e estudantes, nomeadamente com alunos de outras nacionalidades, o que é essencial para a prevenção do bullying.
We begin our work by presenting the concept of bullying, distinguishing it, in its meaning, from other forms and phenomena of violence. Next, we present the theoretical perspectives associated with various types of bullying, concluding the state-of-the-art component with the presentation of risk factors that can trigger various consequences in the process of bullying.

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bullying clima escolar agressor vítima testemunha prevenção

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