Análise da variabilidade genética e do contributo parental em gerações sucessivas de choco cultivado, Sepia officinalis, Linnaeus 1758

TESE_Joao_Gomes_n44125.pdf873.98 KBAdobe PDF Download

O choco, Sepia officinalis Linnaeus, 1758, é uma das espécies de cefalópodes mais facilmente cultivada em laboratório desde o final da década de 1960 porque apresenta um conjunto de características biológicas que a tornam altamente adequada para a cultura intensiva em larga escala. Contudo, após a produção de algumas gerações sucessivas em condições controladas, verifica-se um colapso na reprodução tendo a consanguinidade sido apontada como potencial causadora. Desta forma, no presente estudo, investigou-se a variabilidade genética em três gerações sucessivas de choco, através da análise dos marcadores moleculares microssatélites Sof1, Sof2b, Sof3c, Sof4b, Sof5, Sof6 e Sof7b, como primeiro indicador da saúde genética, seguido pela análise dos padrões da contribuição parental de forma a determinar as características de cultivo que visam manter a variabilidade genética em níveis aceitáveis, nas gerações produzidas em condições controladas. Os resultados indicam uma diminuição da variabilidade genética ao longo das três gerações através da redução do número de alelos e da heterozigotia esperada. No rácio sexual presente no sistema de cultivo de aproximadamente 2 machos para 1 fêmea, constatou-se que apenas metade dos machos conseguiram originar descendência com as fêmeas num padrão de multipaternidade, atribuído à elevada competição presente entre os machos. As causas da diminuição da variabilidade genética foram atribuídas ao possível efeito fundador presente no momento da obtenção da 1ª geração (selvagem) e na seleção dos indivíduos para as gerações seguintes, juntamente com a participação de apenas metade dos machos para o conjunto de informação genética dos progenitores.

Dissertação de mestrado, Aquacultura e Pescas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014

Aquacultura Chocos Marcadores moleculares Transformação genética Gerações