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Dissertação | 1.72 MB | Adobe PDF | ||
Capa e índice | 209.5 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objectivo principal analisar a problemática da Formação Contínua de professores, realizada no âmbito organizacional dos Centros de Formação de Associações de Escolas, assentando no pressuposto de que a mesma tem impacto nos seus participantes, porque altera a sua prática e, por consequência, modifica a relação educativa.
Considerando que a formação de professores é um factor importante na inovação pedagógica, pretendemos conhecer novas formas de gestão e avaliação dos processos de formação que possibilitem a conceptualização da formação de professores como um “continuum” ao longo da vida.
Recorrendo a procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, o estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, recolheram-se dados sobre a Formação Contínua frequentada pelos professores utentes dos Centros de Formação de Professores da Área da Direcção Regional de Educação do Algarve - nas vertentes da formação creditada e não creditada -, incluindo a motivação para a frequência de acções de formação, e, ainda, os efeitos da formação e o seu impacto na mudança das suas práticas - através de um inquérito por questionário, construído a partir de entrevistas exploratórias, destinado a validar o Modelo Explicativo Teórico que elaborámos.
Numa segunda fase, construímos um questionário que foi aplicado em três momentos diferentes (início, meio e fim) de uma Acção de Formação proposta a um Centro de Formação de Associação de Escolas, de forma a verificar o impacto da Formação
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Contínua nos seus participantes, com o objectivo de validar o Modelo Explicativo Emergente do processo investigativo.
A utilização destes instrumentos tendo em conta o objecto de estudo e os objectivos da investigação, possibilitou-nos contribuir para:
- minimizar a problemática, tantas vezes levantada, de saber se a formação deve atender às necessidades objectivas da prática dos professores, centrando-se numa visão bancária de creditação e de progressão na carreira ou, se, pelo contrário, deve sobretudo constituir-se como resposta às necessidades subjectivas, que se prendem com as motivações interiores dos professores e com a melhoria da sua educação/formação;
- estudar a forma de controlar a qualidade das acções de formação pelos formandos e pelos formadores, com base em critérios objectivos multidisciplinares, nos domínios científico e pedagógico.
Description
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005
Keywords
Formação Contínua de Professores Centros de Formação de Associação de Escolas Impacto da Formação Carreira docente Avaliação Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional