Publication
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
dc.contributor.advisor | Gonçalves, José Alberto Mendonça | |
dc.contributor.author | Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de | |
dc.date.accessioned | 2012-05-11T14:25:47Z | |
dc.date.available | 2012-05-11T14:25:47Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objectivo principal analisar a problemática da Formação Contínua de professores, realizada no âmbito organizacional dos Centros de Formação de Associações de Escolas, assentando no pressuposto de que a mesma tem impacto nos seus participantes, porque altera a sua prática e, por consequência, modifica a relação educativa. Considerando que a formação de professores é um factor importante na inovação pedagógica, pretendemos conhecer novas formas de gestão e avaliação dos processos de formação que possibilitem a conceptualização da formação de professores como um “continuum” ao longo da vida. Recorrendo a procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, o estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, recolheram-se dados sobre a Formação Contínua frequentada pelos professores utentes dos Centros de Formação de Professores da Área da Direcção Regional de Educação do Algarve - nas vertentes da formação creditada e não creditada -, incluindo a motivação para a frequência de acções de formação, e, ainda, os efeitos da formação e o seu impacto na mudança das suas práticas - através de um inquérito por questionário, construído a partir de entrevistas exploratórias, destinado a validar o Modelo Explicativo Teórico que elaborámos. Numa segunda fase, construímos um questionário que foi aplicado em três momentos diferentes (início, meio e fim) de uma Acção de Formação proposta a um Centro de Formação de Associação de Escolas, de forma a verificar o impacto da Formação vi Contínua nos seus participantes, com o objectivo de validar o Modelo Explicativo Emergente do processo investigativo. A utilização destes instrumentos tendo em conta o objecto de estudo e os objectivos da investigação, possibilitou-nos contribuir para: - minimizar a problemática, tantas vezes levantada, de saber se a formação deve atender às necessidades objectivas da prática dos professores, centrando-se numa visão bancária de creditação e de progressão na carreira ou, se, pelo contrário, deve sobretudo constituir-se como resposta às necessidades subjectivas, que se prendem com as motivações interiores dos professores e com a melhoria da sua educação/formação; - estudar a forma de controlar a qualidade das acções de formação pelos formandos e pelos formadores, com base em critérios objectivos multidisciplinares, nos domínios científico e pedagógico. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1137 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Formação Contínua de Professores | por |
dc.subject | Centros de Formação de Associação de Escolas | por |
dc.subject | Impacto da Formação | por |
dc.subject | Carreira docente | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional | por |
dc.title | Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: