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O contributo dos esquemas desadaptativos precoces para os comportamentos recreativos/aditivos e para a adaptação à vida académica: Efeito mediador/moderador da tolerância à ansiedade

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Dissertação Mestrado- Joana Sobral (a57426).pdf443.83 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo investigar qual o contributo dos esquemas desadaptativos precoces para a adaptação à vida académica e para os comportamentos recreativos/aditivos. Para além disso pretende avaliar o potencial efeito mediador e/ou moderador da tolerância à ansiedade no contributo dos esquemas desadaptativos precoces para a adaptação à vida académica e para os comportamentos recreativos/aditivos. Participaram neste estudo 182 estudantes do ensino superior do 1º ano de licenciatura, com idades entre os 18 e os 27 anos. Foram aplicados questionários, através da plataforma Google Forms, para descrever os comportamentos recreativos/aditivos, a adaptação à vida académica, os esquemas desadaptativos precoces e a tolerância à ansiedade. Os resultados sugerem que os esquemas desadaptativos precoces contribuem para a dependência de comportamentos recreativos/aditivos e para a adaptação à vida académica. Para além disso, foi encontrada uma mediação parcial, em que foi possível verificar que o efeito dos esquemas desadaptativos precoces no uso excessivo de internet foi parcialmente mediado pelo nível de tolerância à ansiedade. Pode-se concluir que um psicólogo clínico que trabalhe com jovens que apresentem algum grau de dependência de comportamento recreativo/aditivo e/ ou uma desadaptação à vida académica pode avaliar em que medida a origem desses comportamentos se encontra relacionada com os esquemas desadaptativos precoces. Para além disso foi encontrada uma mediação parcial por parte da tolerância à ansiedade, tal é de extrema relevância para a prática clínica
The present study aimed to investigate the contribution of early maladaptive schemas to the adaptation to academic life and to recreational/addictive behaviors. Furthermore, it intends to evaluate the potential mediating and/or moderating effect of anxiety tolerance in the contribution of early maladaptive schemes to the adaptation to academic life and to recreational/addictive behaviors. Participated in this study 182 higher education students of the 1st year of graduation, aged between 18 and 27 years. Questionnaires were applied through the Google Forms platform to describe recreational/addictive behaviors, adaptation to academic life, early maladaptive schemas and anxiety tolerance. The results suggest that early maladaptive schemas contribute to dependence on recreational/addictive behaviors and adaptation to academic life. In addition, a partial mediation was found, in which it was possible to verify that the effect of early maladaptive schemas on excessive internet use was partially mediated by the level of anxiety tolerance. It can be concluded that a clinical psychologist working with young people who present some degree of dependence on recreational/addictive behavior and/or a maladjustment to academic life can assess the extent to which the origin of these behaviors is related to early maladaptive schemas. In addition, a partial mediation of anxiety tolerance was found, which is extremely relevant for clinical practice.

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Esquemas desadaptativos precoces Álcool Internet Jogos online Adaptação à vida académica Dependência

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