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Advisor(s)
Abstract(s)
O Marketing Territorial distingue-se entre outros aspectos, pelo necessário
conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo que se torna indispensável na
procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios no actual mundo
globalizado. Apesar de não ser considerado um fenómeno recente, é um tema actual no
sentido em que cada vez mais os territórios sentem a necessidade de encontrar
ferramentas que favoreçam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida
possibilitando assim falcaçar a sua individualidade e os seus objectivos económicos,
políticos e sócio-psicológicos.
A presente investigação pretende, através da óptica do Marketing Territorial contribuir
como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras
iniciativas de Marketing Territorial sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e
Costa Vicentina, com especial relevo para as motivações dos visitantes e qualidade de
vida da comunidade residente.
De forma a cumprir os objectivos propostos recorre-se à utilização de entrevistas e
inquéritos por questionário à população residente, visitantes, órgãos de gestão e agentes
económicos do território. Os resultados obtidos permitem concluir, no caso dos
visitantes do território a forte valorização atribuída ao património natural, a imagem do
território ligada ao património natural e histórico sendo a principal motivação de visita
ligada, mais uma vez, ao património natural e histórico do Parque. Já no caso dos
residentes a imagem que têm da sua comunidade vai de encontro à dos visitantes, as
suas prioridades para a melhoria da qualidade de vida centram-se no desenvolvimento
económico e falta de oportunidades de emprego, sendo que no geral classificam o
território de forma satisfatória.
Description
Keywords
Marketing territorial Parque Natural Motivações Qualidade de vida Imagem Turismo