Repository logo
 
Publication

Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPerna, Fernando
dc.contributor.advisorCustódio, Maria João Ferreira
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Isabel dos Reis
dc.date.accessioned2018-06-01T14:53:48Z
dc.date.available2018-06-01T14:53:48Z
dc.date.issued2012-12-17
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO Marketing Territorial distingue-se entre outros aspectos, pelo necessário conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo que se torna indispensável na procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios no actual mundo globalizado. Apesar de não ser considerado um fenómeno recente, é um tema actual no sentido em que cada vez mais os territórios sentem a necessidade de encontrar ferramentas que favoreçam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida possibilitando assim falcaçar a sua individualidade e os seus objectivos económicos, políticos e sócio-psicológicos. A presente investigação pretende, através da óptica do Marketing Territorial contribuir como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras iniciativas de Marketing Territorial sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com especial relevo para as motivações dos visitantes e qualidade de vida da comunidade residente. De forma a cumprir os objectivos propostos recorre-se à utilização de entrevistas e inquéritos por questionário à população residente, visitantes, órgãos de gestão e agentes económicos do território. Os resultados obtidos permitem concluir, no caso dos visitantes do território a forte valorização atribuída ao património natural, a imagem do território ligada ao património natural e histórico sendo a principal motivação de visita ligada, mais uma vez, ao património natural e histórico do Parque. Já no caso dos residentes a imagem que têm da sua comunidade vai de encontro à dos visitantes, as suas prioridades para a melhoria da qualidade de vida centram-se no desenvolvimento económico e falta de oportunidades de emprego, sendo que no geral classificam o território de forma satisfatória.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10664
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing territorialpt_PT
dc.subjectParque Naturalpt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.titleMarketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentinapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marketing Territorial - O caso do Parque Natural do Sudoeste.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: