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Os rendimentos do jogo e o fisco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rosado, Pedro | |
dc.contributor.author | Silva, Sérgio Manuel Moreira da | |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T11:30:45Z | |
dc.date.available | 2016-05-05T11:30:45Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Fiscalidade, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | A censura moral do jogo remonta a épocas distantes e ainda em parte está presente nos dias de hoje, embora mais nos jogos de casino e bingo do que nos jogos sociais. Essa censura social traduz-se no grau de incidência fiscal sobre os diferentes tipos de jogo. O direito de explorar jogos de fortuna e azar encontra-se reservado ao Estado (princípio da proibição). Este tem optado por efetuar concessões de exploração dos jogos de casino e bingo a concessionárias diversas e dos jogos sociais à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). As concessionárias dos casinos obrigam-se a pagar um montante de contrapartidas mínimo, que inclui o Imposto Especial sobre Jogo (IEJ). O cálculo do IEJ é complexo pelo que propõe-se exemplos práticos. Efetuando uma análise cruzada do jogo com outros impostos realço a sujeição ao imposto de selo pelo lado da procura (jogos sociais). Neste período de contração económica as concessionárias dos casinos e do bingo sofreram prejuízos avultados, traduzindo-se na diminuição substancial das receitas arrecadadas diretamente pelo Estado, sendo explicado em parte pela elevada tributação. O desenvolvimento tecnológico dos meios informáticos tem sido exponencial. Atualmente o valor arrecadado de impostos do jogo online é zero. A não regulação da atividade traduzse na ausência de tributação de IEJ e do Imposto sobre o Rendimentos de pessoas Coletivas (IRC), bem com, na prática, não se tributa em sede de Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS), Imposto de Selo (IS) ou qualquer outro. Na Europa existe a tendência dos Estados-membros alterarem as legislações nacionais no sentido da regulação controlada do jogo online a ponto de, pelo menos, dois terços dos Estados-membros terem uma legislação específica para o jogo online. As vantagens financeiras e económicas que podem resultar da regulamentação em Portugal estão diretamente relacionadas com as importantes receitas a título de impostos que o Estado iria receber e indiretamente como resultado de investimento em publicidade e em criação de emprego. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202137392 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8149 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Fiscalidade | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.subject | Tributação | pt_PT |
dc.subject | Impostos | pt_PT |
dc.subject | Jogos online | pt_PT |
dc.subject | Regulamentação | pt_PT |
dc.title | Os rendimentos do jogo e o fisco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Fiscalidade | pt_PT |