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Os rendimentos do jogo e o fisco

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRosado, Pedro
dc.contributor.authorSilva, Sérgio Manuel Moreira da
dc.date.accessioned2016-05-05T11:30:45Z
dc.date.available2016-05-05T11:30:45Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Fiscalidade, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractA censura moral do jogo remonta a épocas distantes e ainda em parte está presente nos dias de hoje, embora mais nos jogos de casino e bingo do que nos jogos sociais. Essa censura social traduz-se no grau de incidência fiscal sobre os diferentes tipos de jogo. O direito de explorar jogos de fortuna e azar encontra-se reservado ao Estado (princípio da proibição). Este tem optado por efetuar concessões de exploração dos jogos de casino e bingo a concessionárias diversas e dos jogos sociais à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). As concessionárias dos casinos obrigam-se a pagar um montante de contrapartidas mínimo, que inclui o Imposto Especial sobre Jogo (IEJ). O cálculo do IEJ é complexo pelo que propõe-se exemplos práticos. Efetuando uma análise cruzada do jogo com outros impostos realço a sujeição ao imposto de selo pelo lado da procura (jogos sociais). Neste período de contração económica as concessionárias dos casinos e do bingo sofreram prejuízos avultados, traduzindo-se na diminuição substancial das receitas arrecadadas diretamente pelo Estado, sendo explicado em parte pela elevada tributação. O desenvolvimento tecnológico dos meios informáticos tem sido exponencial. Atualmente o valor arrecadado de impostos do jogo online é zero. A não regulação da atividade traduzse na ausência de tributação de IEJ e do Imposto sobre o Rendimentos de pessoas Coletivas (IRC), bem com, na prática, não se tributa em sede de Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS), Imposto de Selo (IS) ou qualquer outro. Na Europa existe a tendência dos Estados-membros alterarem as legislações nacionais no sentido da regulação controlada do jogo online a ponto de, pelo menos, dois terços dos Estados-membros terem uma legislação específica para o jogo online. As vantagens financeiras e económicas que podem resultar da regulamentação em Portugal estão diretamente relacionadas com as importantes receitas a título de impostos que o Estado iria receber e indiretamente como resultado de investimento em publicidade e em criação de emprego.pt_PT
dc.identifier.tid202137392
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8149
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFiscalidadept_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectTributaçãopt_PT
dc.subjectImpostospt_PT
dc.subjectJogos onlinept_PT
dc.subjectRegulamentaçãopt_PT
dc.titleOs rendimentos do jogo e o fiscopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Fiscalidadept_PT

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