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Perceção dos professores acerca da avaliação das escolas: uma hipótese de progressão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Rute
dc.contributor.advisorVitorino, Teresa
dc.contributor.authorCunha, Elisa Manuela Dantas Barros da
dc.date.accessioned2018-03-06T16:40:01Z
dc.date.available2018-03-06T16:40:01Z
dc.date.issued2017-11-20
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão e Administração Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo de investigação foi elaborar uma hipótese de progressão com as perceções dos professores acerca da avaliação das escolas. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com professores dos ensinos básico e secundário de um agrupamento de escolas, tentando aceder às suas perceções. A partir destas construiu-se um instrumento metodológico designado por Hipótese de Progressão. Para a seleção dos entrevistados procedeu-se a um estudo exploratório com a aplicação de 150 inquéritos por questionário nas nove escolas que constituem um agrupamento de escolas. Posteriormente procedeu-se à seleção de três professores para elaboração de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados em profundidade. Esta Hipótese de Progressão apresenta-se com sete categorias emergentes e três níveis de concetualização. Esta concetualização corresponde aos níveis inicial, intermédio e de referência, desde perceções mais elementares às mais estruturadas, fundamentadas e sistémicas sobre a avaliação das escolas. Tendo em conta a hipótese de progressão, foram identificados obstáculos às perceções dos professores acerca da avaliação das escolas. Verificou-se que o principal obstáculo à transição do nível inicial para o nível intermédio é a enfase atribuída à colocação do professor num espaço neutro, sem possibilidade de ação, cuja avaliação se centra nos resultados dos alunos e nos relatórios de autoavaliação e da avaliação externa, não acreditando que estes promovam a melhoria contínua do sistema de ensino. O principal obstáculo à transição do nível intermédio para o nível de referência é a identificação dos processos e resultados da autoavaliação e avaliação externa das escolas, desconhecendo a nomeação dos documentos de autoavaliação e as fases do processo.pt_PT
dc.identifier.tid201831600pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10420
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação das escolaspt_PT
dc.subjectAutoavaliação das escolaspt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectHipótese de progressãopt_PT
dc.titlePerceção dos professores acerca da avaliação das escolas: uma hipótese de progressãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameGestão e Administração Escolarpt_PT

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