Publication
Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | Janota, Verónica Sofia Felizardo | |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T10:39:31Z | |
dc.date.available | 2016-04-29T10:39:31Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica, tendo esta o dever de proporcionar situações favoráveis ao crescimento social e intelectual das crianças. A matemática e o texto literário têm um papel relevante uma vez que estes dois domínios, segundo o documento regulador da educação pré-escolar, permitem, respetivamente, desenvolver o raciocínio da criança e o seu desenvolvimento ao nível da oralidade e da escrita. Para além desses dois objetivos, o recurso ao texto literário permite, ainda, promover a descoberta do prazer pela leitura e estimula a sua capacidade imaginativa. Assim, com esta investigação pretendo apresentar algumas propostas de tarefas matemáticas cujo objetivo foi o de compreender se é possível promover aprendizagens matemáticas com recurso ao texto literário. Para a elaboração desta investigação, considerei pertinente a escolha de um livro adequado à faixa etária das crianças e, ainda, o planeamento de tarefas matemáticas igualmente adequadas aos interesses e necessidades das mesmas. Os participantes nesta investigação são 21 crianças em idade pré-escolar de ambos os sexos, inscritas no Colégio Oficina Divertida, em Faro, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada Como conclusões, saliento que a planificação de tarefas matemáticas, com recurso ao texto literário, promotoras da participação ativa das crianças, é um ponto de partida para uma aprendizagem mais significativa proporcionando, nas crianças, prazer e interesse enquanto aprendem a matemática e a língua materna. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202257720 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8091 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Texto literário | pt_PT |
dc.subject | Tarefas | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |