Repository logo
 
Publication

Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorJanota, Verónica Sofia Felizardo
dc.date.accessioned2016-04-29T10:39:31Z
dc.date.available2016-04-29T10:39:31Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractA educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica, tendo esta o dever de proporcionar situações favoráveis ao crescimento social e intelectual das crianças. A matemática e o texto literário têm um papel relevante uma vez que estes dois domínios, segundo o documento regulador da educação pré-escolar, permitem, respetivamente, desenvolver o raciocínio da criança e o seu desenvolvimento ao nível da oralidade e da escrita. Para além desses dois objetivos, o recurso ao texto literário permite, ainda, promover a descoberta do prazer pela leitura e estimula a sua capacidade imaginativa. Assim, com esta investigação pretendo apresentar algumas propostas de tarefas matemáticas cujo objetivo foi o de compreender se é possível promover aprendizagens matemáticas com recurso ao texto literário. Para a elaboração desta investigação, considerei pertinente a escolha de um livro adequado à faixa etária das crianças e, ainda, o planeamento de tarefas matemáticas igualmente adequadas aos interesses e necessidades das mesmas. Os participantes nesta investigação são 21 crianças em idade pré-escolar de ambos os sexos, inscritas no Colégio Oficina Divertida, em Faro, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada Como conclusões, saliento que a planificação de tarefas matemáticas, com recurso ao texto literário, promotoras da participação ativa das crianças, é um ponto de partida para uma aprendizagem mais significativa proporcionando, nas crianças, prazer e interesse enquanto aprendem a matemática e a língua materna.pt_PT
dc.identifier.tid202257720
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8091
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectTexto literáriopt_PT
dc.subjectTarefaspt_PT
dc.titleAprendizagem da matemática com recurso ao texto literáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES Verónica Janota.pdf
Size:
658.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: