Repository logo
 
Publication

À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.advisorRodrigues, Susana Filipa Viegas
dc.contributor.authorRodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira
dc.date.accessioned2020-08-24T11:51:00Z
dc.date.available2020-08-24T11:51:00Z
dc.date.issued2020-01-23
dc.description.abstractO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.pt_PT
dc.description.abstractThe present study, which was held within the Supervised Teaching Practice unit of the Master’s degree in Preschool Education, in the academic year of 2018/2019, took place in a public institution in a kindergarten context in Almancil, in the municipality of Loulé, under the theme “The discovery of words: promoting word awareness in a 4- and 5-year-old group”. It was observed in the group, that most children showed not knowing how to identify a sentence and the words that composed it, which aroused attention and justified the relevance of promoting playful games on word awareness, in order to meet the interests and children's needs. The research was conducted with a group of eleven children, which started with an initial assessment and later learning situations were carried out that involved the whole group of children and that developed word awareness and stimulated the task of word segmentation. Lastly, the final evaluation was done with the eleven participating children. The study methodology is of a quantitative nature as well as its data processing. However, qualitative information gathering tools, such as participant observation and field notes, were used to better complement the information collected. Analysis of the data collected revealed that there was a evolution in the children from the initial to the final evaluation, revealing that the games performed in the pedagogical intervention promoted and stimulated the interest and love for the word awareness.pt_PT
dc.identifier.tid202487466pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/14642
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectConsciência da palavrapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleÀ descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ultima versão Relatório de investigação Inês Rodrigues_COMENTADO SR.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format