Repository logo
 
Publication

Dinâmicas de desenvolvimento dos estudantes de enfermagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Saul
dc.contributor.advisorValadas, Sandra
dc.contributor.authorFerreira, Maria Augusta Gomes Alves
dc.date.accessioned2018-09-14T14:54:37Z
dc.date.available2018-09-14T14:54:37Z
dc.date.issued2017-02-21
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO contexto académico é um fator particularmente importante no desenvolvimento pessoal dos estudantes, ao ser propiciador de interações e experiências que os capacitarão de competências académicas, cognitivas e psicossociais. Este trabalho centra-se na compreensão das dinâmicas de desenvolvimento dos estudantes de Enfermagem a partir das suas perceções, tendo em conta as interações que desenvolvem nos vários contextos que frequentam. Participaram no estudo 1029 estudantes que frequentavam todos os anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em escolas não integradas, em escolas integradas em universidades e em escolas de saúde. Em termos metodológicos recorremos ao paradigma quantitativo, através de questionários, e a um desenho transversal e longitudinal, uma vez que foi nossa intenção estudar as mudanças operadas em estudantes do 1.º ano desde a sua entrada para o ensino superior até ao final do 1.º ano. Os resultados obtidos indicaram que, independentemente do sexo, da opção e ano de curso, da instituição frequentada e da saída de casa os estudantes apresentaram, em média, perceções muito positivas em todas as dimensões em estudo apesar de se verificarem algumas diferenças em algumas delas. Também permitiram encontrar relações entre os constructos e identificar as variáveis preditoras na explicação dos ganhos obtidos pelos estudantes ao nível das competências psicossociais, cognitivas e académicas durante a frequência do ensino superior. Permitiram, ainda, observar mudanças nos estudantes do 1.º ano ao nível do seu desenvolvimento cognitivo, académico e psicossocial desde a sua entrada para o ensino superior e o final do primeiro ano de frequência. São, ainda, apresentadas e discutidas implicações para a prática educativa, assim como as limitações e sugestões para investigações futuras.pt_PT
dc.identifier.tid101385480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10802
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectContextospt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.titleDinâmicas de desenvolvimento dos estudantes de enfermagempt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_ (Formatado com Anexos).pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: