Repository logo
 
Publication

A análise da oferta de programas para destinos turísticos de neve comercializados em Portugal durante a época 2009/2010

dc.contributor.advisorAlmeida, Claudia
dc.contributor.authorSantos, Fábio Nuno Crespo dos
dc.date.accessioned2013-10-28T16:13:42Z
dc.date.available2013-10-28T16:13:42Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractA dissertação que aqui se apresenta discute a análise da oferta de programas para destinos de neve comercializados em Portugal por operadores portugueses e estrangeiros na época de 2009/2010. O principal objectivo da investigação empírica foi avaliar a oferta existente, os operadores que mais apostam no turismo desportivo em destinos de neve, destinos em que se especializam, assim como determinar que estâncias vendem na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Japão, os principais mercados receptores de turistas de neve. Os resultados obtidos através da revisão bibliográfica de documentos sobre o turismo desportivo e os desportos de Inverno assim como a realização de entrevistas com os principais operadores especializados em neve, permitiram fazer uma caracterização da oferta para destinos de neve disponível em Portugal, concluindo que os operadores mais especializados neste produto são Marsol, Slidein e Sporski. Os destinos promovidos pelos operadores e procurados pelos turistas são Andorra e Serra Nevada, justificados por factores económicos e proximidade geográfica. Dos elementos diferenciadores entre Andorra e Serra Nevada para os turistas portugueses destacam-se a longínqua distância geográfica de Andorra, embora disponha de uma excelente relação qualidade/preço, enquanto Serra Nevada, apesar de mais próxima apresenta tarifas elevadas. Os factos identificados na investigação indicam que os problemas de sazonalidade das estâncias de esqui preocupam os seus responsáveis. Estes tentam dinamizar os seus destinos nos meses de Verão através do desenvolvimento de outras actividades desportivas e culturais. As conclusões apuradas definem Andorra e Serra Nevada como os destinos mais comercializados e procurados pelos turistas motivados pelos desportos de Inverno.por
dc.identifier.tid202208184
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3103
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectTurismo desportivopor
dc.subjectDesportos de invernopor
dc.subjectDestinos de nevepor
dc.subjectEsqui e snowboardpor
dc.subjectSazonalidadepor
dc.titleA análise da oferta de programas para destinos turísticos de neve comercializados em Portugal durante a época 2009/2010por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Organizações Turísticaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado_GOT_2012_Fábio_Nuno_Santos.pdf
Size:
2.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: