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Nova gestão escolar em autonomia: parcerias e mudanças nos projectos educativos
dc.contributor.advisor | Carreira, Teresa Pires | |
dc.contributor.author | Fernandes, Cláudia Patrícia Conceição | |
dc.date.accessioned | 2014-09-24T16:36:19Z | |
dc.date.available | 2014-09-24T16:36:19Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação consiste numa dissertação de Mestrado no domínio das Ciências da Educação e da Formação, no âmbito da especialidade em Gestão e Administração Educacional, subordinando-se ao tema Nova Gestão Escolar em Autonomia - Parcerias e Mudanças nos Projectos Educativos. O presente trabalho teve como objectivos centrais contribuir para a compreensão do fenómeno do aumento da autonomia nas escolas e efeitos produzidos pelas alterações mais recentemente introduzidas, abordando-se o tema na perspectiva dos docentes, tendo para isso utilizado uma amostra de docentes que leccionam em escolas algarvias. O que se propõe analisar não é a implementação do Contrato de Autonomia em si, mas todo um modelo (político) que pretende atribuir autonomia às escolas (mesmo aquelas que não implementam este Contrato) e perceber o que pensam os docentes deste aumento de autonomia. Numa primeira abordagem, é feita uma delimitação teórica e conceptual acerca da temática da autonomia e suas consequências nos projectos educativos de escola, bem como uma análise do fenómeno das parcerias existentes nas escolas actuais, englobando a complexidade de fenómenos que dessas relações poderão advir. Na segunda fase desta investigação, apresenta-se um estudo empírico realizado no âmbito do tema, incluindo-se considerações de ordem metodológica inerentes ao processo e resultados obtidos, apresentando uma análise das concepções actuais acerca do tema Autonomia e da sua necessidade e consequências no actual contexto escolar, na perspectiva dos docentes. A investigação realizada permitiu concluir que todo este processo deverá integrar-se no conceito de projecto educativo a nível local, que permita a relocalização da escola no seu contexto espacial e comunitário. A escola, enquanto organização aprendente deverá saber integrar-se no meio e gerir com eficácia a existência de um tecido de relações sociais complexas. Um projecto educativo de dimensões locais pode abrir caminho à definição de uma política educativa local, inserindo-a numa perspectiva de desenvolvimento da comunidade, através da articulação entre serviços e promovendo a gestão integrada dos recursos existentes. É através das novas relações que se estabelecem entre a escola e o meio, que se pode esperar a renovação da escola, de forma a torná-la mais apta a responder às necessidades dos indivíduos e das sociedades actuais. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5115 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Administração escolar | por |
dc.subject | Projetos educativos | por |
dc.subject | Mudança | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Parcerias | por |
dc.title | Nova gestão escolar em autonomia: parcerias e mudanças nos projectos educativos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação e da Formação | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação | por |
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