Repository logo
 
Publication

Nova gestão escolar em autonomia: parcerias e mudanças nos projectos educativos

dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorFernandes, Cláudia Patrícia Conceição
dc.date.accessioned2014-09-24T16:36:19Z
dc.date.available2014-09-24T16:36:19Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste trabalho de investigação consiste numa dissertação de Mestrado no domínio das Ciências da Educação e da Formação, no âmbito da especialidade em Gestão e Administração Educacional, subordinando-se ao tema Nova Gestão Escolar em Autonomia - Parcerias e Mudanças nos Projectos Educativos. O presente trabalho teve como objectivos centrais contribuir para a compreensão do fenómeno do aumento da autonomia nas escolas e efeitos produzidos pelas alterações mais recentemente introduzidas, abordando-se o tema na perspectiva dos docentes, tendo para isso utilizado uma amostra de docentes que leccionam em escolas algarvias. O que se propõe analisar não é a implementação do Contrato de Autonomia em si, mas todo um modelo (político) que pretende atribuir autonomia às escolas (mesmo aquelas que não implementam este Contrato) e perceber o que pensam os docentes deste aumento de autonomia. Numa primeira abordagem, é feita uma delimitação teórica e conceptual acerca da temática da autonomia e suas consequências nos projectos educativos de escola, bem como uma análise do fenómeno das parcerias existentes nas escolas actuais, englobando a complexidade de fenómenos que dessas relações poderão advir. Na segunda fase desta investigação, apresenta-se um estudo empírico realizado no âmbito do tema, incluindo-se considerações de ordem metodológica inerentes ao processo e resultados obtidos, apresentando uma análise das concepções actuais acerca do tema Autonomia e da sua necessidade e consequências no actual contexto escolar, na perspectiva dos docentes. A investigação realizada permitiu concluir que todo este processo deverá integrar-se no conceito de projecto educativo a nível local, que permita a relocalização da escola no seu contexto espacial e comunitário. A escola, enquanto organização aprendente deverá saber integrar-se no meio e gerir com eficácia a existência de um tecido de relações sociais complexas. Um projecto educativo de dimensões locais pode abrir caminho à definição de uma política educativa local, inserindo-a numa perspectiva de desenvolvimento da comunidade, através da articulação entre serviços e promovendo a gestão integrada dos recursos existentes. É através das novas relações que se estabelecem entre a escola e o meio, que se pode esperar a renovação da escola, de forma a torná-la mais apta a responder às necessidades dos indivíduos e das sociedades actuais.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5115
dc.language.isoporpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectProjetos educativospor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectParceriaspor
dc.titleNova gestão escolar em autonomia: parcerias e mudanças nos projectos educativospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação e da Formaçãopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese de Mestrado -- versão final - Cópia.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: